As vendas no varejo dos Estados Unidos cresceram mais que o esperado em outubro, registrando a maior alta em sete meses, impulsionadas pela compra de veículos motorizados e materiais de construção.
O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta segunda-feira que o volume total de vendas aumentou 1,2 por cento, a maior alta desde março, após avançar 0,7 por cento em setembro. É o quarto acréscimo mensal consecutivo das vendas.
Analistas ouvidos pela Reuters previam alta de 0,7 por cento para outubro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, as vendas subiram 7,3 por cento.
As vendas de veículos motorizados e autopeças subiram 5 por cento, também o maior acréscimo desde março, depois de subirem 1,5 por cento em setembro. Excluindo automóveis, as vendas cresceram 0,4 por cento, em linha com as estimativas do mercado.
As vendas de materiais de construção cresceram 1,9 por cento, o maior ganho desde abril. Em setembro, a alta foi de 1,3 por cento.
O relatório do varejo mostrou ganhos na maior parte das categorias, dando esperança de que os consumidores apoiarão a economia apesar do desemprego de 9,6 por cento.
Em outubro, as vendas também foram impulsionadas pelas receitas de postos de gasolina, que subiram 0,8 por cento. As vendas de vestuário e acessórios ganharam 0,7 por cento.
O núcleo das vendas no varejo, que exclui automóveis, gasolina e materiais de construção, subiu 0,2 por cento. Em setembro, o núcleo avançou 0,4 por cento.
Porém, a compra de produtos eletrônicos nas lojas norte-americanas caiu 0,7 por cento em outubro.



