Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expansão

Vendas no varejo têm 5º mês de alta

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o dólar baixo contribuiu para o resultado

As vendas no varejo brasileiro cresceram 0,4 por cento em setembro sobre agosto, marcando o quinto mês consecutivo de expansão. O dólar baixo contribuiu para o resultado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a igual período de 2009, houve alta de 11,8 por cento, recorde para um mês de setembro, acrescentou o IBGE nesta sexta-feira. Analistas ouvidos pela Reuters previam alta mês a mês de 0,15 por cento e avanço anual de 11,1 por cento.

Alguns dos destaques de alta do mês foram setores que são favorecidos pelo câmbio. Os segmentos de móveis e eletrodomésticos e Equipamentos para escritório, informática e comunicação ampliaram as vendas em 1,1 e 5,6 por cento, respectivamente. "O câmbio passa por todos os setores, mas com certeza esses que mais cresceram são favorecidos", disse o economista do IBGE, Reinaldo Pereira.

"Os preços dos eletroeletrônicos, computadores e celulares estão mais baratos e com condições de crédito mais favoráveis."

Em setembro sobre agosto, as vendas subiram em quatro dos 10 setores pesquisados. Segundo Pereira, a queda dos demais segmentos foi "acomodação após longos meses de crescimento".

A expansão nas vendas na comparação anual foi quase generalizada, com exceção de Veículos, motos e peças.

Entre os destaques de alta, o setor de móveis e eletrodomésticos cresceu 14,4 por cento ante setembro de 2009 e o segmento de materiais para escritório 28,5 por cento.

"Não posso dizer que é só efeito câmbio, mas há esse efeito do dólar", acrescentou o economista do IBGE.

As vendas encerraram o terceiro trimestre com alta de 11,1 por cento, melhor performance da série histórica. No segundo trimestre, as vendas haviam subido 10,3 por cento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.