• Carregando...
Isabel Raad Carneiro: ex-estilista de olho nas tendências de viver com estilo | Mauro Campos
Isabel Raad Carneiro: ex-estilista de olho nas tendências de viver com estilo| Foto: Mauro Campos
  • MINI Cooper inspirado no Rolls Royce, batizado de MINI Goodwood
  • Interior do MINI Goodwood

Modernidade é a palavra que melhor define a Laguna. Tudo na empresa remete às tendências de um futuro próximo: formas limpas, empreendimentos antenados com a demanda, tecnologia, sustentabilidade e muita pesquisa. O escritório, em um amplo conjunto comercial no Centro, tem vista para bairros como Mercês e Bigorrilho. Em 15 anos de atuação em Curitiba, a construtora e incorporadora evoluiu sem dar passo em falso. Uma das responsáveis pelo desempenho da empresa, Isabel Raad Carneiro – filha do fundador e atualmente gerente comercial – tem o bom gosto no DNA. Como estilista, profissão que exerceu durante alguns anos à frente de uma grife própria, Bel (como é conhecida) harmonizou tino comercial e sensibilidade para produzir peças do gosto das curitibanas. Em sua sala na Laguna, ela contou como a empresa alcançou sua posição e falou sobre o novo lançamento, o EOS Barigui, edifício residencial com arquitetura futurista e tecnologia de ponta.

O projeto do EOS é bastante moderno, chega a ser ousado. Como a Laguna concebeu esse produto?

Isabel Raad – O EOS é resultado de um ano de trabalho com muita pesquisa. Na Feira de Imóveis de 2011 lançamos um teaser, mas não havia muita coisa definida. A pesquisa qualitativa nos trouxe muitos subsídios. A gente escutou bastante.

O que apareceu na pesquisa?

Isabel Raad – Todo mundo quer área gourmet em apartamento de alto padrão. Nos surpreendeu o quanto isso partiu dos homens. Foram muitos! A gastronomia em casa, com ambientes para receber amigos, está em alta. Para o Soul Batel Soho, por exemplo, havia a opção de fazer a cozinha fechada ou integrada com a sala, e 70% dos compradores optaram pela cozinha aberta. O comprador também quer muito espaço na suíte master, sem esquecer o closet. A varanda grande dos apartamentos do EOS, um verdadeiro espaço de convivência, e o bicicletário separado da garagem também surgiram na pesquisa.

No book do EOS há destaque para os projetistas de todas as áreas: luminotécnica térmica, acústica, elétrica e outros, além da arquitetura de Baggio & Schiavon. A Laguna valoriza essas parcerias?

Isabel Raad –Muito. Nossos parceiros trabalham em sinergia com a empresa. Buscamos os melhores e trabalhamos de forma a envolver toda a equipe. Nossos projetistas se aprofundam cada vez mais, estudam o projeto e trazem soluções. Assim conseguimos novos modelos e agregamos a tecnologia de forma inteligente.

É uma mudança de mentalidade no setor?

Isabel Raad –Sim, uma nova mentalidade, que fomos construindo ao longo desses quase 16 anos. A ideia é dedicar cada vez mais tempo ao projeto e às pesquisas e gastar menos tempo na execução. Temos que ser mais competitivos. Na China, já se constrói em três meses um edifício que aqui demora três anos. Daqui a pouco eles chegam ao Brasil com um prédio desmontado dentro de um navio.

* * * * *

Joia rara da coroa britânica

A joia da foto é um modelo exclusivíssimo do MINI Cooper inspirado no Rolls Royce. Batizado de MINI Goodwood (fotos), em homenagem à cidade britânica onde o Rolls é fabricado, o compacto de luxo está chegando a Curitiba. O mimo é para poucos: somente mil unidades foram produzidas pelo BMW Group e apenas seis vêm para o Brasil. A concessionária Euro Import vai receber o único exemplar do Goodwood que vem para a capital paranaense.

* * * * *

Palácio ribeirinho

É de Curitiba a empresa responsável pela restauração minuciosa do palácio Mathias Böhn, em Paranaguá (foto). O casarão, construído no século 18 à beira do Rio Itiberê por um comerciante alemão que participou da expansão econômica do Paraná, é destaque no centro histórico da cidade. Executada pela Emadel Engenharia, com supervisão do arquiteto Humberto Fogaça, a obra durou cerca de dois anos. O projeto para a recuperação do palácio partiu do Iphan no Paraná, órgão federal de conservação do patrimônio histórico.

Viver verde

Caio Bonatto, diretor da Tecverde Engenharia, vai falar sobre o futuro das casas e da construção civil no Papo Verde – evento que ocorre mensalmente na Fnac, no ParkShoppingBarigüi. A palestra será dia 11, terça-feira, às 19h30. A Tecverde é pioneira em trazer ao Brasil a tecnologia Woodframe, que industrializa o processo de produção reduzindo os resíduos em até 85% e as emissões de CO2 em até 80%. 

Olho no globo

A Luson, rede de concessionárias Volks, está com novo diretor-geral. Em pouco tempo na função, Edinelson Max Góes já obteve bons resultados – no último mês, dobrou os números de vendas das lojas. Em São Paulo, a Volkswagen do Brasil também anuncia mudanças. Hilário Soldatelli é o novo diretor de Vendas, substituindo Jochen Funk, que assume o cargo de diretor de Estratégia da Marca. A meta da Volkswagen é alcançar a liderança da indústria automotiva mundial em 2018 e o Brasil é um dos três principais mercados globais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]