Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

Vivo reformula pacotes para telefone pós-pago

Operadora promete economia de até 30% para os clientes

A operadora de telefonia móvel Vivo lançou nesta semana novos planos pós-pagos com pacotes de vantagens incluídos que prometem economia superior a 30% em relação às opções atuais. A novidade vem no momento em que a companhia contabiliza queda na sua fatia de mercado.

No segundo trimestre deste ano, o total de assinantes da empresa caiu 5,4%, comparado aos primeiros três meses, recuando para 28,525 milhões. Além disso, a Vivo registrou prejuízo líquido de R$ 672,4 milhões, entre janeiro e junho.

A estratégia agora é aumentar a opção de escolha do cliente de acordo com seu perfil, de uma maneira que a empresa promete ser simples e facilmente identificável.

Opções

A operadora oferece oito planos e mais quatro diferentes conjuntos de benefícios, direcionados para usuários que usam bastante o telefone em viagens, que mandam diversas mensagens e fazem downloads, que falam muito com um mesmo número da própria Vivo, ou que desejam adicionar minutos ao seu plano básico para falar com outros números Vivo. As vantagens variam de acordo com o plano.

O Vivo Escolha oferece 50, 90, 280, 350, 650 ou 900 minutos livres em ligações locais por mês por um preço fixo. Além disso, quem contratar um dos novos planos pode escolher entre os pacotes "DDD e Roaming Grátis", "Mais Torpedos e Wap", "Favorito" e "Mais Minutos", sem custo adicional.

A partir do Vivo Escolha 90, o cliente ganha Vivo Torpedos (mensagens SMS), além dos minutos da franquia. Há também o Vivo Econômico, com 35 minutos incluídos, mas sem acesso aos pacotes, e o Vivo Completo, com 1,4 mil minutos de franquia e todos os pacotes de vantagens incluídos no valor da conta.

O primeiro pacote é para quem usa muito o telefone fora da cidade de origem e, por isso, utiliza bastante o serviço de roaming.

A opção dá direito de 5 a 30 minutos gratuitos para chamadas de longa distância, por meio do código 15, e de 30 a 200 minutos para ligações recebidas fora da área local, o que pode gerar uma economia para esse tipo de público.

A segunda opção é direcionada aos clientes jovens, que geralmente enviam dezenas de mensagens de texto e multimídia (SMS e MMS) e acessam conteúdos de entretenimento e noticioso da operadora por meio do Vivo Wap e Vivo Downloads.

O pacote oferece de 50 a 300 mensagens, de 50 a 300 fotomensagens e de 500kb a 2mb de download por mês.

Pelo pacote "Favoritos", o cliente que liga com freqüência para outro usuário da Vivo pode falar até mil minutos mensais grátis por mês com a linha cadastrada.

Assim, as ligações para clientes, parceiros, namorados, familiares ou amigos não são descontadas da franquia do plano. Sobra mais tempo para ser utilizado com outros números. O benefício é para os planos acima do Vivo Escolha 90.

Por fim, o benefício "Mais Minutos" oferece de 50 a 300 minutos grátis além dos já contratados em ligações locais para usuários Vivo, que somam mais de 28,5 milhões de clientes em todo o Brasil.

Pesquisa

O diretor regional da Vivo PR/SC, André Caio, conta que esta é uma reformulação completa dos planos da operadora. "Os planos ficaram mais baratos e fáceis de serem entendidos pelo público. Hoje nosso plano mais barato custa R$ 24,90 mensais, com 15 minutos incluídos, o que dá R$ 1,66 por minuto. Agora, nosso plano mais barato vai custar R$ 34 e oferecer 35 minutos, que custam R$ 0,97 cada", explica.

De acordo com ele, as novidades surgiram a partir de pesquisas de público que identificaram que o cliente às vezes era obrigado a contratar planos que não tinham muito a ver com seu perfil. Caio adianta que em breve a empresa deve anunciar uma nova promoção para o cliente de plano pré-pago.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.