A associação de defesa do consumidor ProTeste (www.proteste.org.br) elaborou um estudo bastante útil na hora de definir qual o melhor plano de telefonia ou seja, aquele que combina com o bolso e o gosto do usuário. O levantamento chegou a conclusões interessantes como: 1) os planos pós-pagos de minutos têm sido os mais econômicos; 2) as operadoras costumam oferecer os mesmos planos em todos os estados (a nomenclatura deles nunca muda. As tarifas, porém, variam consideravelmente, o que ocorre, em parte, por causa dos impostos); 3) planos pré-pagos só são vantajosos para clientes que fazem poucas ligações. A diferença, contudo, pode nem compensar, já que, por uns reais a mais, o consumidor pode ganhar um pacote de serviços nos pós-pagos.
Nos estudos anteriores da ProTeste a Claro havia se destacado por oferecer os planos mais baratos. Desta vez, exceto em Pernambuco e Minas Gerais, onde não atua, a Vivo foi sempre a melhor opção.
Para estabelecer o perfil de uso, o consumidor deve listar a quantidade de chamadas feitas por mês, discriminando quantas são locais e interurbanas dentro ou fora da área de concessão. O ideal é dividir os tipos de ligações conforme o destino (para fixo, celular da mesma operadora ou celular de outra operadora). E estimar a duração média das chamadas em minutos. Também é importante verificar o horário em que realiza mais chamadas (de tarifa normal ou reduzida).
O simulador pode ser encontrado no site www.proteste.org.br, clicando-se nos links "Serviços" e "Telefonia".



