Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Volkswagen cortará 16,5 mil trabalhadores temporários em 2009

No final de 2008, empresa tinha 16.500 funcionários temporários. No Brasil, em janeiro, Volks dispensou 150 temporários

A Volkswagen, maior fabricante de veículos da Europa, não vai renovar o contrato de seus 16.500 trabalhadores temporários em resposta aos efeitos da desaceleração que se abateu sobre o setor automotivo.

A informação é do presidente da companhia alemã, Martin Winterkorn. Em entrevista à revista Der Spiegel divulgada neste sábado, Winterkorn disse que "nós não vamos mais ter quaisquer funcionários temporários" até o fim de 2009. "Isso não é bom para aqueles que serão afetados. Mas não existe outra maneira de fazer isso", acrescentou.

Ele disse que os empregos de funcionários permanentes estão seguros neste momento e que a companhia não está considerando demissões por enquanto porque ainda pode tomar outras medidas para reduzir a produção, como diminuir a jornada de trabalho.

Sem dar detalhes, ele disse que outras ações podem ser consideradas se a situação piorar.

Ao mesmo tempo, Winterkorn adiantou que, apesar da crise do setor, a Volkswagen não vai interromper a construção de uma nova unidade nos Estados Unidos.

"Por que deveríamos? Eu espero que os Estados Unidos superem seus problemas no máximo até 2011, quando a fábrica vai estar pronta", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.