• Carregando...
 | STEFAN WERMUTH/REUTERS
| Foto: STEFAN WERMUTH/REUTERS

A Volkswagen está buscando formas de cortar custos e impulsionar o fluxo de caixa, podendo vender mais ações se o preço para se livrar de um escândalo sobre a fraude de testes de emissões de poluentes colocar sua classificação de crédito em risco.

O Conselho de Supervisão da montadora alemã discutiu formas de fortalecer sua posição financeira, mas não falou sobre a venda de ativos ou marcas, disseram duas fontes próximas do Conselho.

Uma fonte disse que levantar recursos pela venda de mais ações se tornaria uma probabilidade se os custos de caixa do escândalo excederem um “nível crítico”, sem dar mais detalhes. A Volkswagen não quis comentar.

A maior montadora da Europa admitiu ter fraudado testes de emissão de poluentes de motores a diesel nos Estados Unidos e o ministro dos Transportes da Alemanha disse que também houve manipulação na Europa, onde a Volkswagen vende cerca de 40% de seus veículos.

A companhia separou 6,5 bilhões de euros para ajudar a cobrir os custos do escândalo, mas alguns analistas acham que a conta final pode ser muito mais alta.

As fontes afirmaram que o Conselho está preocupado com a possibilidade de que, sem fortalecer sua posição financeira, as classificações de crédito da empresa sejam rebaixadas, o que levaria a maiores custos de empréstimos.

A agência de classificação Moody’s cortou na semana passada a perspectiva da dívida da Volkswagen para negativa, enquanto a rival Fitch disse esperar que o escândalo afete todo o setor automotivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]