Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Líder em vendas

Volkswagen toma lugar da Toyota como maior montadora do mundo

As vendas do grupo VW, que também incluem as marcas de luxo Audi e Porsche, mais que dobraram no ano passado, chegando a 10 milhões de veículos

Fábrica da Volks em São Bernardo do Campo: empresa passou a Toyota em volume de vendas. | Volkswagen do Brasil/Divulgação
Fábrica da Volks em São Bernardo do Campo: empresa passou a Toyota em volume de vendas. (Foto: Volkswagen do Brasil/Divulgação)

A Volkswagen tomou o lugar da Toyota como a maior montadora mundial em vendas no primeiro semestre, conquistando uma ambição de longa data três anos antes da meta.

A maior montadora japonesa disse nesta terça-feira ter vendido 5,02 milhões de carros entre janeiro e junho, uma queda de 1,5% em comparação com o mesmo período do ano passado e inferior aos 5,04 milhões de veículos vendidos pela Volkswagen anunciado em 17 de julho.

A montadora alemã vem aumentando sua escala sob os oito anos de administração do presidente-executivo Martin Winterkorn, impulsionado pela adição de marcas e fábricas além da ampliação das vendas na China.

As vendas do grupo VW, que também incluem as marcas de luxo Audi e Porsche, mais que dobraram nesse período, chegando a 10 milhões de veículos, enquanto o lucro quase triplicou para 12,7 bilhões de euros (14 bilhões de dólares).

“A VW está capturando a coroa de vendas em tempos difíceis com os maiores mercados automobilísticos em declínio,” disse o chefe do centro de gerenciamento automotivo, um grupo de pesquisa próximo a Colônia, Stefan Bratzel.

A empresa com sede em Wolfsburg tem como meta um aumento “moderado” das vendas comparado ao recorde de 10,1 milhões de veículos no ano passado. O grupo irá divulgar os resultados do primeiro semestre deste ano na quarta-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.