Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Volvo é eleita a melhor para se trabalhar no Brasil

Em um ano, a Volvo do Brasil, com sede na Cidade Industrial de Curitiba, saltou da quinta para a primeira posição no guia As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, das revistas Você S.A e Exame. Dentre as 550 empresas inscritas, a Volvo conseguiu nota 90,59 no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), o principal apontado no levantamento. Outro destaque, o índice que revela identidade e orgulho de trabalhar na empresa, atingiu nota 97.

Segundo o diretor de Recursos Humanos e Assuntos Coorporativos da Volvo, Carlos Morassuti, dois fatores explicam o índice de satisfação: ambiente de trabalho saudável e boa remuneração. "O grupo cultiva valores sólidos, como respeito e valorização do profissional, e temos a oportunidade de praticar essas políticas entre os funcionários."

Entre essas políticas, está a criação de equipes "autogerenciáveis". "Tudo é feito dentro das regras da empresa e há uma chefia maior, mas o grupo elege um coordenador e define a produtividade e ritmo de trabalho. A idéia é colocar liberdade com responsabilidade", explica Morassuti.

O investimento no plano de carreira dos funcionários é outro destaque – no ano passado, cerca de 30% de seus 2,6 mil funcionários receberam promoções ou transferências. "O funcionário sabe que pode crescer dentro da Volvo, tanto no Brasil quanto nas filiais em outros países", destaca o diretor de RH.

Mas não é tarefa fácil. Algumas promoções, por exemplo, exigem o domínio de dois idiomas (inglês e espanhol). Em alguns casos, a concorrência para um determinado cargo chega a 20 candidatos por vaga dentro da própria empresa.

A montadora conta ainda com programas de aprimoramento educacional, com subsídios de 50%, e parcerias com instituições de ensino, plano de saúde, equipe médica em tempo integral, auxílio de 70% na compra de medicamentos e programas de combate ao tabagismo e estresse.

Valorização

A valorização e o reconhecimento do talento, de acordo com o professor de Gestão de Pessoas da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e da UniCuritiba, Gildo Erzinger, são pontos que ajudam a Volvo e qualquer outra empresa a obter sucesso. "Tem de ser um ambiente com desafios constantes e com a possibilidade de se usar a criatividade. Assim, o funcionário é capaz de demonstrar a capacidade." Segundo Erzinger, estes mecanismos causam uma espécie de "efeito bumerangue": o clima de desafio leva o empregado a se esforçar e trazer bons resultados para a empresa.

Pesquisa

A pesquisa da Você S.A. e da Exame consiste num questionário enviado a funcionários e executivos das empresas. Eles são escolhidos por um programa de computador e têm de apresentar as políticas de trabalho e de gestão da companhia onde trabalham.

Depois de respondidos os questionários – num processo sigiloso – os pesquisadores passam para a etapa seguinte, de pré-classificação. Todas as empresas são visitadas por jornalistas das revistas. Numa espécie de auditoria, eles conferem as informações contidas nos questionários e nas apresentações da fase anterior. (IR)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.