
A Volvo Construction Equipment (VCE), braço de equipamentos para construção do grupo Volvo, vai produzir no Brasil escavadeiras da marca Shandong Lingong Construction Machinery (SDLG), que é controlada pelo grupo sueco desde 2006. A Volvo também anunciou que vai transferir para o país a linha de produção de retroescavadeiras que hoje são montadas no México. Juntos, os dois projetos devem absorver US$ 20 milhões.
A nova linha da SDLG funcionará em Pederneiras, no interior de São Paulo, onde já existe a fábrica da VCE. Será a primeira fábrica da SDLG fora da China e a produção em escala deve começar em setembro. Em 2006, a Volvo adquiriu 70% do grupo, que produz máquinas voltadas para aplicações que exigem menos tecnologia e pequenos clientes. "O mercado de máquinas mais simples cresce acima da média nos últimos anos, com grande potencial de desenvolvimento", disse Afrânio Chueire, presidente da VCE na América Latina.
Os produtos chineses, segundo ele, não vão concorrer com os da marca sueca. A SDLG, que tem 28 pontos de venda no Brasil, deve abrir mais quatro nesse ano em Curitiba, Porto Alegre, Contagem (MG) e Rio de Janeiro. Chueire não descarta a ampliação da fábrica no futuro, com novas linhas de produção. A SDLG vai continuar a importar da China carregadeiras, mercado no qual, segundo Chueire, a marca é a segunda maior do país no seu segmento.
A repórter viajou a convite da Volvo Construction Equipment



