Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Varejo

Walmart promete reduzir preços entre 5% e 20%

Dois mil produtos da rede – que inclui as bandeiras Big e Mercadorama – ficam mais baratos a partir de hoje

"A grande maioria dos nossos parceiros participa da campanha. Mas mesmo os que não fecharam acordo conosco terão os produtos vendidos com preço menor, financiados com a margem de lucro do supermercado." Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil | Divulgação
"A grande maioria dos nossos parceiros participa da campanha. Mas mesmo os que não fecharam acordo conosco terão os produtos vendidos com preço menor, financiados com a margem de lucro do supermercado." Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil (Foto: Divulgação)

A rede de supermercados Walmart inicia hoje uma nova campanha de descontos. A empresa, que no Paraná controla também as bandeiras Big e Mercadorama, vai promover reduções de 5% a 20% nos preços de uma série de produtos, e promete manter os descontos permanentemente. A ação promocional substitui o sistema "Hoje é Dia de Pagar Menos", que oferecia descontos por setores conforme o dia da semana. Por causa da mudança, os hipermercados Big e Walmart abrem hoje após o meio-dia. As lojas Mercadorama funcionam em horário normal.

A campanha cobre inicialmente 2 mil itens, entre produtos alimentícios, de higiene e cuidados pessoais, mas a estimativa da empresa é de que todas as mercadorias sejam barateadas "nos próximos meses", diz Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil. Segundo o executivo, a redução de preços foi possível após negociações com fornecedores, que concordaram em reduzir suas margens de lucro. "Enquanto alguns setores estão sofrendo pressão inflacionária, nós estamos auxiliando a reduzir o custo de vida dos nosso clientes", afirmou ontem, em entrevista coletiva.

Samaha avalia como positiva a adesão dos fornecedores. "A grande maioria dos nossos parceiros participa da campanha. Mas mesmo os que não fecharam acordo conosco terão os produtos vendidos com preço menor, financiados com a margem de lucro do supermercado", antecipa. Com isso, a rede Walmart deve deixar de realizar promoções relâmpagos, embora continue cobrindo ofertas de concorrentes na boca do caixa.

A política de descontos permanentes foi criada pela matriz norte-americana do Walmart. No México, onde foi aplicada a partir de 1999, a estratégia garantiu a liderança isolada no segmento supermercadista. Segundo Marcos Samaha, a aplicação deste modelo no Brasil só foi possível após a compra da rede Bom Preço, que tem forte presença no Nordeste, em 2004, e também da rede Sonae, com forte atuação no Sul do país, em 2005. "Somente sendo grandes teríamos força para negociar. Mas, antes disso, precisávamos integrar todas as bandeiras, cultural e administrativamente", explica. Samaha disse acreditar que os descontos vão elevar as vendas e o número de clientes, mas preferiu não estipular porcentagens.

Com 480 lojas em 19 estados, o Walmart Brasil fechou 2010 com um faturamento de R$ 19,7 bilhões. No ano passado, a rede inaugurou 50 novas lojas. E, para este ano, almeja lançar um número superior de novos supermercados. Além da bandeira própria e das redes Big, Mercadorama e Bom Preço, o Walmart controla também o Maxxi Atacado, o clube de compras Sam's Club e a rede de lojas de vizinhança Todo Dia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.