• Carregando...
Flavio Tavares, criador do Welcome Tomorrow.
Flavio Tavares, criador do Welcome Tomorrow.| Foto: Gilson Garrett Jr. / Gazeta do Povo.

O Welcome Tomorrow, que teve a sua sétima edição realizada em São Paulo entre os dias 6 e 10 de novembro, é o maior evento de mobilidade da América Latina. Mas esse não era o principal objetivo de Flavio Tavares quando decidiu criar o evento em 2012. “Queria e quero que ele seja o mais relevante”, diz.

Ao longo dos cinco dias, 25 mil pessoas circularam pela chamada "cidade do futuro". Mais de 250 palestrantes falaram nos oito palcos simultâneos sobre como vamos viver no futuro. A Gazeta do Povo acompanhou o evento em tempo real durante todos os dias e conversou com exclusividade com Flavio Tavares para entender o impacto de tudo o que foi debatido.

Duas lições que ficam: primeiro, a tecnologia não vai roubar o trabalho das pessoas e, segundo, precisamos nos reconectar com o que nos faz humanos, principalmente por meio da criatividade e da empatia. “Esse futuro mais humano não é uma guerra contra a tecnologia. É, na verdade, uma sensibilização do ser humano”, afirma Flavio.

Voltando para 2012, Flavio Tavares explica que o evento nasceu com o objetivo de discutir a mobilidade. “A palavra mobilidade lembra automaticamente trânsito, deslocamento. Mas essa discussão é muito mais ampla. Para eu discutir os meios de transporte, preciso falar sobre o modelo de trabalho. Se todo mundo continuar chegando às 8h e saindo às 18h, não há modal que resolva este problema”, diz.

Essa relação entre o tempo que gastamos nos deslocamentos e como a tecnologia e a inovação podem ajudar a resolver este problema trouxeram ao debate questões mais complexas. Além de falar em modais que podem ajudar a encurtar distâncias, Tavares lembra que é necessário entender as relações de trabalho, de segurança, saúde, alimentação, o papel da mulher na sociedade e muitas outras conexões.

“Os aplicativos de delivery fizeram com que a gente não precisasse se mover. Mas outras pessoas precisam fazer isso por você. E essas pessoas morrem por você, porque quanto mais elas entregam, mais elas ganham. Em um evento como este, a gente não pode fechar os olhos para algo que todo mundo chama de inovação enquanto as pessoas estão morrendo. O que a gente precisa discutir é como melhorar a relação de trabalho e de remuneração desses motociclistas”, enfatiza Flavio.

Para trazer soluções para problemas atuais, o Welcome Tomorrow mostrou vislumbres de como vai ser a nossa vida em um futuro muito próximo. Seja com um carro voador, um drone para transporte de cargas, com regulamentação de aplicativos de transporte ou mesmo usando a tecnologia para melhorar o acesso à saúde. O evento foi um grande ecossistema em que o compartilhamento de soluções gerou e estimulou transformações em todos os que passaram pelo São Paulo Expo.

“Todos os debates foram pautados sobre o que nós vamos fazer para melhorar o futuro. E isso não é algo planejado. A gente constrói o evento e deixa os assuntos fluírem, é algo espontâneo”

Flavio Tavares, criador do Welcome Tomorrow

Futuro do Welcome Tomorrow

Flavio Tavares conta que já recebeu propostas de levar o evento para outros países, como Portugal. “Mas antes de ir para outro lugar, eu preciso ajudar o Brasil a resolver os seus problemas”, diz. Para 2020, ele afirma que o espaço já está reservado e confirmado para cinco dias. O aplicativo desenvolvido para o evento vai continuar ativo com o objetivo de que o clima de ecossistema de colaborativismo permaneça. “O que eu quero para 2020 é que ele continue a ser relevante na vida das pessoas”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]