Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
APLICATIVO

WhatsApp vai deixar de cobrar taxa de assinatura

Aplicativo vai testar novo modelo de negócios envolvendo cobrança de empresas por envio de notificações

Jan Koum, CEO e fundador do WhatsApp | TOBIAS HASE/AFP
Jan Koum, CEO e fundador do WhatsApp (Foto: TOBIAS HASE/AFP)

O aplicativo WhatsApp, um dos programas de mensagens mais populares do mundo, anunciou nesta segunda-feira (18) que vai deixar de cobrar a assinatura anual de US$ 1 dos usuários e, assim, se tornará totalmente gratuito.

A decisão foi divulgada pelo CEO e fundador do app, Jan Koum. As taxas, segundo o executivo, começarão a ser removidas das diferentes versões do aplicativo nas “próximas semanas”.

Em outra frente de atuação, o app, comprado pelo Facebook em 2014 por US$ 19,2 bilhões, está estudando maneiras de angariar receita por meio da cobrança a empresas que enviam notificações pelo aplicativo para usuários.

A intenção, segundo Koum, é fazer com que estabelecimentos como restaurantes, companhias aéreas e de cartões de crédito paguem ao WhatsApp para entrar em contato com membros da plataforma – ações de divulgação pelo app já são comuns atualmente por parte das empresas. Os testes envolvendo o novo modelo de negócios devem começam ainda este ano.

A introdução de anúncios no aplicativo, porém, é descartada pelo WhatsApp, que reúne atualmente quase 1 bilhões de usuários em todo o mundo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.