• Carregando...
 |
| Foto:

O avatar do publicitário Márcio Ehrlich, no Second Life (SL), assistiu a um casamento no mundo virtual há algumas semanas. Entretanto, como o casal era brasileiro e a cerimônia foi realizada em inglês, ele teve de ajudar na tradução dos ritos. Acabou "oficiando extra-oficialmente" o casório e percebeu que havia um mercado para a coisa. Abriu uma capela para casamentos, a Moo’nlighting Chapel (grafada assim mesmo, devido ao nome do avatar de Ehrlich, Márcio Moo), onde já existem cerimônias agendadas, com tudo incluído: DJ virtual, fotógrafo e orientação para comprar roupas e outras coisas para o casamento.

"A capela fica em Fairchang Vista NW, e já bolei uma promoção oferecendo três casamentos de graça", conta Márcio, que cobra R$ 35, ou 3.500 linden dólares, a moeda do SL, por uma cerimônia (a metade do preço usual por lá). Trinta e seis avatares já se inscreveram na promoção.

Ehrlich é apenas um exemplo de empreendedorismo no meio de uma nova era econômica que chega com impacto: a "wikinomia", ou wikinomics, para ficar no termo original cunhado pelo consultor canadense Don Tapscott, co-autor do livro Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio (Nova Fronteira). O livro, best-seller internacional, chegou às livrarias na semana passada, e na quarta-feira Don fez em São Paulo sua primeira conferência fora dos Estados Unidos e Canadá sobre o assunto. Falando por telefone de San Diego, ele contou que escolheu fazer seu keynote aqui porque adora o país – já esteve no Rio, em Salvador e em Comandatuba com a família.

Definição

Mas o que é a wikinomia? Trata-se de uma nova forma de fazer negócios e trabalhar em conjunto, colaborativamente. Como na Wikipedia, por exemplo. Ou como na comunidade de programadores do software livre. Segundo Tapscott, estão condenadas à morte as empresas que, hoje, se apegarem demais à propriedade intelectual e não souberem trabalhar com parceiros (peers), não apenas fornecedores. "Estamos caminhando para a maior mudança já vista na natureza corporativa, para uma mudança no modo como as empresas orquestram sua capacidade de inovar e criar serviços", diz ele.

Leia reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]