Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internet

Wolfram Alpha não vai matar o Google

Pelo menos não ainda. O sistema de buscas, esperado com ansiedade por muita gente, falha por não apresentar respostas com utilidade prática

Wolfram mostra distância de Curitiba a Hong Kong: respostas boas, mas pouco úteis |
Wolfram mostra distância de Curitiba a Hong Kong: respostas boas, mas pouco úteis (Foto: )

Desde fins dos anos 90, quando o Google surgiu e estabeleceu o padrão para buscas na rede, a indústria da internet anda em busca de novidades. De tempos em tempos aparece alguém com uma proposta diferente e é pontado como o "Google killer" do momento. No ano passado, por exemplo, falava-se muito do Cuil, que ostentava uma base de websites três vezes maior do que a do Google. Não deu certo: o motor de buscas não conseguia dar respostas relevantes e ninguém mais lembra do Cuil (quem quiser testar, pode visitar o www.cuil.com).

O matador do momento é o Wolfram Alpha (www.wolframalpha.com), desenvolvido por Stephen Wolfram, um físico britânico craque em sistemas matemáticos complexos e reconhecido visionário no campo da ciência. O Wolfram Alpha foi lançado oficialmente na segunda-feira passada, depois de uma longa espera entre as pessoas que acompanham essa área da computação.

O site é mesmo surpreendente, embora nesse momento não tenha potencial para assustar o megalíder Google. Nos resultados ele apresenta uma única folha de respostas, que busca reunir todo o conhecimento objetivo disponível sobre o tema. Quem faz uma busca com os termos Curitiba e São Paulo, por exemplo, encontra a distância entre as duas cidades, o tempo de vôo, a hora local e dados geográficos como a altitude de cada cidade. Dados até interessantes, mas nada muito prático.

Aí está a grande diferença entre Google e Wolfram Alpha. Quem faz a mesma consulta no Google encontra entre os cinco primeiros resultados as companhias de ônibus que fazem o trajeto entre a capital paranaense e a de São Paulo e uma comparação entre os preços de passagens aéreas.

Mas é cedo para condenar o novo site. O mais provável é que ele deve encontrar seu lugar entre vários sites de nicho. Mas ainda pode surpreender, já que é um projeto ainda no início, e que está em expansão. Não há suporte a outros idiomas, fora o inglês, e a base de dados ainda é muito americana. Nele o usuário pode encontrar, por exemplo, estatísticas dos times de beisebol da liga americana e dados básicos sobre jogadores da NBA. Mas se procurar alguma coisa sobre o Corinthians, o time de futebol, vai estranhar o resultado. Vai descobrir que, em inglês, o termo designa a pessoa que mora na cidade grega de Corinto e também alguém que busca o prazer. Sinônimo: playboy.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.