Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bancos

Yeda Crusius descarta venda do Banrisul

Apesar do interesse já manifestado pelo Banco do Brasil (BB) de comprar o Banrisul, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB) descartou a possibilidade de o Estado vender o banco. Segundo a governadora, o Banrisul triplicou de valor no seu governo e tem todas as condições de crescer nesse novo cenário de concentração bancária provocado pela crise financeira internacional.

"Não há nenhuma intenção de vendê-lo", disse Yeda. "É muito natural que o BB como banco estatal busque os estatais. Mas o valor do Banrisul hoje triplicou. É um valor extraordinário pelo processo de desenvolvimento de crédito que o banco tem", acrescentou a governadora.

Com a perda da liderança do setor no Brasil depois da fusão do Itaú com o Unibanco, o BB, segundo fontes, estaria intensificando as negociações para a aquisição do Banco de Brasília (BRB) e de outros bancos estaduais que ainda restam no mercado: Banco do Estado do Pará (Banpará), do Espírito Santo (Banestes), de Sergipe (Banese), e do Piauí (BEP), além do Banrisul.

Segundo Yeda Crusius, a direção do BB, desde janeiro do ano passado, já havia manifestado o interesse de comprar o banco do Estado. A alienação ou transferência do controle acionário do Banrisul, no entanto, exigiria consulta popular em um plebiscito É o que determina o parágrafo segundo do artigo 22 da Constituição Estadual. A exigência foi formalizada em 2002, após mobilização do Sindicato dos Bancários.

Para a governadora, "o Banrisul tem todas as condições não só de enfrentar a concorrência como de ganhar espaço. O banco tem um valor de mercado absolutamente diferenciado. Tanto é que o presidente do Banco do Brasil, antes de qualquer crise, mostrou interesse de comprar", afirmou. Na sua avaliação, nessa fase de concentração bancária, com a fusão do Itaú e do Unibanco, "quem tem que disputar rede é o BB". "Com a fusão, os outros bancos têm que se mexer mesmo. Mas o Banrisul não tem o menor problema. Pelo contrário, ele se preparou", acrescentou Yeda.

Ela destacou que o banco fez no ano passado uma bem-sucedida operação de lançamento de ações (IPO) e tem hoje a conta de todas as prefeituras do Estado. Além disso, a governadora afirmou que o Banrisul está saneado e é diferente dos outros bancos estaduais. "É claro que ele passa a ser mais valioso do que já era. Não tenho dúvida. Não há nenhuma intenção de vendê-lo. Não é igual aos outros Estados. Não é um banco como no passado foram conhecidos os bancos estatais", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.