Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Royalties

YouTube fecha acordo com compositores britânicos

Site teria aceitado pagar um valor em troca da licença para músicas usadas em vídeos. Entidades regulatórias recolhem royalties em nome de 50 mil compositores

O site de vídeos YouTube anunciou ter chegado a um acordo com entidades regulatórias britânicas que recolhem royalties em nome de 50 mil compositores e escritores musicais.

Numa entrevista coletiva em Londres, na quarta-feira (29), o MCPS-PRS Alliance, representando os criadores de mais de 10 milhões de músicas, anunciou o acordo que permite aos usuários do site do Google incorporar legalmente em seus vídeos músicas gravadas.

O jornal "Financial Times" noticiou que o YouTube havia aceitado pagar um valor em troca da licença para o arquivo musical.

Os criadores vão decidir como será a distribuição das receitas entre os membros baseados numa estimativa de quais músicas são as mais tocadas no site, segundo a reportagem.

A entidade regulatória trabalha junto com o YouTube para encontrar as canções mais usadas como música de fundo tanto dos vídeos profissionais como dos amadores disponíveis no site.

Os termos do acordo e os valores não foram revelados. Um porta-voz do YouTube confirmou o acordo.

A autorização é um importante passo para o YouTube, que tem sido alvo de constantes queixas das maiores companhias de mídia, que consideram o site o paraíso para a pirataria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.