Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
europa

Zona do euro enfrenta risco de deflação, não de inflação

Esta semana, o FMI reduziu suas projeções de crescimento para a economia global, dizendo que as "perspectivas se deterioraram ainda mais e que os riscos aumentaram"

A zona do euro enfrenta riscos de deflação, e não de inflação, disse nesta sexta-feira Lorenzo Bini Smaghi, ex-membro da diretoria do Banco Central Europeu (BCE). O comentário é semelhante ao feito por Benoit Coeure, que no começo deste ano substituiu Smaghi na diretoria do BCE. Em entrevista publicada na edição desta sexta-feira (12) do jornal alemão Die Welt, Coeure disse que "o perigo de deflação é maior que o de inflação" na zona do euro, com a região próxima de uma recessão.

Uma perspectiva econômica relativamente sombria, combinada com políticas fiscais apertadas e uma "forte taxa de câmbio do euro" manterá as pressões inflacionárias sob controle, disse Smaghi, citando a avaliação pessimista do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia mundial.

Esta semana, o FMI reduziu suas projeções de crescimento para a economia global, dizendo que as "perspectivas se deterioraram ainda mais e que os riscos aumentaram". O presidente do BCE, Mario Draghi, tem dito repetidamente que a perspectiva econômica para a zona do euro é fraca, com o PIB da região encolhendo 0,2% no segundo trimestre depois de ter registrado crescimento nos três primeiros meses do ano.

"Comparada a outras regiões do mundo, a zona do euro é a única que está conduzindo uma política fiscal apertada. É também a única com uma política monetária comparativamente mais apertada, com uma taxa de juro mais alta e um euro forte", disse Smaghi. "Na ausência de riscos inflacionários, a combinação de políticas monetária e fiscal relativamente apertadas pode adicionar certo viés deflacionário." As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.