Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indicadores

Zona do euro tem contração ligeiramente menor em novembro, aponta PMI

Dados são da pesquisa do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês)

A contração econômica da zona do euro foi um pouco menos pronunciada em novembro que imaginado anteriormente, embora ainda pareça que a região está a caminho de outro trimestre de recessão, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI composto do Markit para a zona do euro, que avalia a atividade em milhares de empresas, subiu em novembro para 46,5 ante 45,7 em outubro - bem acima da leitura preliminar de 45,8 divulgada há 10 dias.

Ainda assim, há pouco sinal de que o PMI subirá em breve para acima da marca de 50, que divide crescimento de contração, permanecendo abaixo desse nível em 14 dos últimos 15 meses.

O Markit, que realiza a pesquisa, afirmou que não há um único motivo para a revisão para cima no PMI, podendo dever-se simplesmente a um final de mês mais forte para as empresas.

França, Espanha e Itália foram os maiores pesos sobre a economia da zona do euro ao longo do mês passado.

No geral, entretanto, a pesquisa ainda indicou um aprofundamento da recessão neste trimestre, após a queda de 0,1% da economia no terceiro trimestre.

"Há sinais de que a recessão pode ter chegado ao ponto mais forte, entretanto, pelo menos em termos de taxa de declínio", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

"Apesar da desaceleração da taxa de declínio, a região ainda está a caminho de mais contração nos primeiros meses de 2013, uma vez que a demanda do consumidor mais fraca em muitos países junta-se a níveis baixos de confiança empresarial e queda do comércio global".

O índice composto de novas encomendas teve uma forte revisão para cima, para 45,0 ante 44,1 nos dados preliminares. Entretanto, isso ainda mostra que os livros de encomendas estão caindo a uma taxa rápida.

O setor de serviços como bancos, hotéis e restaurantes, que respondem pela maior parte da economia privada da zona do euro, também viu um declínio da atividade no ritmo mais rápido em três meses.

O PMI final de serviços foi revisado para 46,7, um ponto a mais do que a leitura preliminar e acima dos 46,0 vistos em outubro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.