• Carregando...
A biblioteca de Ciência e Tecnologia da UFPR foi considerada a mais inclusiva em avaliação feita pela Gazeta do Povo | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
A biblioteca de Ciência e Tecnologia da UFPR foi considerada a mais inclusiva em avaliação feita pela Gazeta do Povo| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo

49 – Biblioteca inclusiva

Em uma avaliação feita pela Gazeta do Povo neste ano, a biblioteca de Ciência e Tecnologia da UFPR foi considerada a mais preparada para atender pessoas com deficiência. Foram avaliadas bibliotecas das cinco universidades da capital e, entre todas as visitadas, nenhuma mostrou em sua estrutura e serviços tanta preocupação com a inclusão quanto essa, que tem piso tátil para cegos e espaço suficiente entre as prateleiras para que cadeirantes possam passar.

50 – Acervo em expansão

Em 2012, o Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi), que envolve 15 bibliotecas, adquiriu 21.327 novos livros. Para a atualização de assinaturas de periódicos e outras fontes bibliográficas foram investidos R$ 361 mil. Considerando apenas livros, teses, dissertações e monografias, o acervo do sistema gira em torno de 568 mil exemplares. Outros materiais, como CDs, DVDs, fitas VHS, folhetos, mapas, partituras e fotografias somam 36,8 mil itens.

51 – Câmpus e setores

A UFPR é dividida em quatro câmpus formados por várias unidades. Confira como está separada a Federal:

Câmpus 1: compreende o Setor de Ciências Agrárias, o Hospital Veterinário e o Polo da Comunicação.Câmpus 2: composto pela Reitoria, Prédio Histórico, Setor de Ciências da Saúde, Hospital de Clínicas, Centro de Visão e Departamento de Artes.Câmpus 3: formado pelo Centro Politécnico, Jardim Botânico e Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept).Câmpus Pontal do Paraná: tem o Centro de Estudos do Mar.Os setores Palotina e UFPR Litoral não são vinculados a nenhum câmpus.

52 – O maior hospital público

O maior hospital público do Paraná – e o terceiro maior hospital universitário do país – pertence à UFPR. O Hospital de Clínicas (HC) é reconhecido nacionalmente como um dos melhores hospitais-escola do Brasil, principalmente por causa das especialidades que disponibiliza – muitas delas pioneiras no país e na América do Sul. No decorrer do ano, o HC faz em média 1,2 milhão de atendimentos.

53 – Cursos não faltam

No último vestibular, a UFPR ofereceu vagas em 95 cursos de graduação. Na pós-graduação, durante 2012, estiveram ativos 119 especializações, 62 mestrados acadêmicos, quatro mestrados profissionalizantes e 40 doutorados.

54 – Cursos com formação técnica

O Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Sept) mantém dois cursos técnicos. O Técnico de Petróleo e Gás, integrado ao ensino médio, que abriu 30 vagas para 2013, e o Técnico de Agente Comunitário de Saúde, de nível pós-médio, com 26 vagas.

55 – Bichos também são atendidos

O Hospital Veterinário, no Juvevê, serve prioritariamente às atividades de ensino do curso de Medicina Veterinária, mas também presta serviços profissionais à comunidade nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, teriogenologia, e de diagnósticos laboratoriais.

56 – Novas aquisições

Recentemente, a UFPR aumentou o seu espaço com novas aquisições. Um novo prédio foi comprado para abrigar o Departamento de Artes, no Batel, e outro edifício, que pertencia à Polícia Federal, passou a ser de posse da UFPR, no Alto da Glória. A antiga sede da Rede Ferroviária Federal também se tornará parte da UFPR, abrigando o futuro câmpus Rebouças.

57 – 62 Maracanãs

Somados todos os câmpus, a área da UFPR é de 9.100.200,60 m², o equivalente a 62 estádios do Maracanã. A universidade possui instalações nos bairros Juvevê, Centro, Jardim Botânico, Jardim das Américas, Batel e em outras cidades, como Palotina, Matinhos e Pontal do Paraná.

58 – Educação até a distância

Desde 2010, a UFPR aderiu à prática da educação a distância. Atualmente, a instituição mantém dois cursos não presenciais: Administração Pública e Pedagogia – Magistério das Séries Iniciais.

59 – A maternidade mais antiga

A Maternidade Victor Ferreira do Amaral é a mais antiga do Paraná. Ficou mais de uma década fechada e foi reativada em 2001, graças a uma parceria entre a prefeitura de Curitiba e a UFPR. Por ano, faz aproximadamente 14,6 mil atendimentos.

60 – Novo prédio no Juvevê

O câmpus do Juvevê, que hoje abriga as turmas de Comunicação Social, ganhará um prédio sustentável e receberá os cursos de Design e Artes. Também farão parte do novo complexo a TV e a Rádio Universitárias, a reserva técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia e uma livraria para a Editora UFPR. O projeto do prédio foi escolhido em um concurso nacional que recebeu 111 inscrições.

61 – 227 mil pacientes por ano

Inaugurado em 1974, o Hospital do Trabalhador também é vinculado à Federal. Atende cerca de 227 mil pacientes por ano, possui 202 leitos destinados principalmente a atendimentos de pediatria, infectologia, traumas e maternidade.

Próximos tópicos.

E você?O que a UFPR representa para você? Deixe abaixo a sua mensagem para a Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]