• Carregando...
Foto: Unsplash.
Foto: Unsplash.| Foto:

Pergunte a muitos estudantes universitários como alguém deve reagir a outro com opiniões políticas diferentes das suas e obterá uma resposta como esta: “Silencie o opositor, castigue e arruíne sua vida se possível”. É claro que essa é uma reação primitiva, mas, hoje, cada vez mais estudantes universitários são encorajados a ver os adversários como inimigos mortais.

Felizmente, alguns educadores estão tentando combater essa tendência bárbara. Considere, por exemplo, os professores Cornel West e Robert George. West é um esquerdista radical e George conservador, mas se consideram amigos e fazem o máximo para modelar o discurso civil para os estudantes.

DIÁRIO DE CLASSE: O mínimo que você precisa saber para entender o que acontece dentro de escolas e universidades

Leia também: Processo de escolha de reitor da UFRJ desafia determinação do MEC

Em um artigo publicado no Martin Center, a pesquisadora Shannon Watkins analisa esse “casal estranho” e a tentativa consciente dois dois de tentar restaurar um clima intelectual sólido nas universidades. West e George falaram recentemente em um evento na Duke University. Ela escreve sobre isso:

"Os dois falaram sobre como eles navegam em suas visões políticas amplamente diferentes, mantendo uma forte amizade, uma habilidade aparentemente rara na maioria dos campi universitários. Sua mensagem e exemplo não são apenas um antídoto muito necessário para uma cultura cada vez mais polarizada. Também contêm um ingrediente essencial para o que George e West chamam de ‘educação profunda’: o desejo de ser desafiado nas crenças mais fundamentais”.

Por que alguém iria querer isso? A resposta é porque todos nós podemos aprender com os outros, concordem ou não conosco.

Durante vários anos, West e George foram professores em um curso de Literatura em Princeton, que deve ser um banquete para as mentes dos estudantes.

A ideia de reunir em um mesmo curso estudiosos que discordam, mas sempre o fazem de maneira respeitosa, parece estar se espalhando. Watkins escreve:

“Os estudantes na Carolina do Norte têm amplas oportunidades de imitar a amizade aristotélica de George e West. Tome como exemplo o Centro de Liderança Política, Inovação e Serviço da Duke University (POLIS). O centro criou uma iniciativa chamada Fórum de Liderança da Carolina do Norte para facilitar conversas sobre questões contenciosas. Os co-presidentes do fórum, John Hood da John William Pope Foundation e Leslie Winner da Z. Smith Reynolds Foundation, realizaram uma 'mini versão' do fórum em 2017 com estudantes e jovens profissionais na área do Research Triangle. O principal objetivo do fórum é, de acordo com Hood, ‘modelar o diálogo civil’”.

Esse é um bom passo. Mas eu também gostaria de ver professores que incentivam os estudantes a agir de maneira desrespeitosa – e até violenta – quando confrontam oponentes filosóficos sendo envergonhados, repreendidos e punidos.

©2019 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

*George Leef é diretor de pesquisa no John William Pope Center.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]