Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rankings

A honra que vem do mérito dos estudantes

Reconhecimento da dedicação por meio de homenagens e prêmios incentiva melhoria de desempenho, mas uso da prática exige cuidados

Na Escola Estadual Dom Orione os melhores alunos são homenageados | Antônio More/Gazeta do Povo
Na Escola Estadual Dom Orione os melhores alunos são homenageados (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Nas últimas semanas, os familiares da aluna Caroline de Andrade, 12 anos, sorriem com uma especial sensação de orgulho a cada vez que passam em frente à Escola Estadual Dom Orione, na Santa Quitéria. O nome de Caroline consta numa grande faixa estendida na fachada da escola com a frase "homenageamos nossos heróis". Trata-se da lista dos estudantes com melhores médias do colégio e faz parte de um conjunto de práticas que visam valorizar o mérito dos que mais se dedicam, ao mesmo tempo que estimulam os demais a melhorarem seu desempenho.

A professora Maria Ivonete Favarim Vendrametto dirige a escola desde 1999 e há cerca de dez anos aplica um sistema de rankings que dá visibilidade ao melhor aluno de cada turma, ao melhor de cada série e à melhor turma da escola. Como as notas individuais influenciam diretamente na média da turma, a competição entre os alunos acaba gerando cooperação em benefício do grupo todo. "Eles se ajudam para ninguém ir mal, ao mesmo tempo em que querem ficar em primeiro. E os pais se envolvem muito mais", diz Maria Ivonete.

É o caso de Caroline, da 7.ª série, que ganhou um lugar na lista pela primeira vez no bimestre passado. "Minha família ficava mostrando meu certificado para todo mundo. A gente vê essa alegria e quer continuar indo bem", conta. A aluna recebeu seu certificado de reconhecimento em uma cerimônia surpresa no saguão da escola, na qual os pais e responsáveis pelos estudantes premiados são os convidados de honra. Todos os alunos da escola assistem à homenagem.

O sistema adotado pela escola Dom Orione permite à direção mapear o rendimento dos alunos e de cada turma todos os dias. Uma rede de monitores composta por um professor, um estudante e um pai por turma ajudam na medição do desempenho da turma após cada aula com critérios como participação da turma, assiduidade e disciplina. Todas as turmas começam o dia com nota 10 e a cada ocorrência negativa, como a de um aluno que não fez a tarefa de casa, a turma perde meio ponto. Ao fim do bimestre, a melhor turma ganha um passeio dentro da cidade, para onde quiserem, além de ser homenageada com banners e faixas pela escola.

Cuidados

A ideia de recompensa pelo esforço está presente na educação nas notas dadas a uma avaliação, nas aprovações de série para série, até no próprio sistema de acesso à universidade pelo vestibular. Mesmo assim, premiações pelo bom desempenho não são uma unanimidade entre os profissionais de educação, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes.

Para Yara Amaral, diretora da escola de educação infantil e ensino fundamental Projeto 21, homenagens aos melhores alunos podem ter consequências ruins para aqueles que não conquistam boas notas. "Isso interfere na imagem que o aluno faz de si mesmo, e prejudica principalmente aqueles que não se destacam e acabam se vendo de forma muito negativa", explica Yara.

Equilíbrio no uso das premiações é fundamental na avaliação da psicóloga Irene Prestes. De acordo com a professora do curso de Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná, homenagens ao mérito são saudáveis até o ponto que não se tornem o único objetivo pelo qual o aluno estuda. "Podem ser práticas incentivadoras na medida que não sejam usadas como estratégia exclusiva. Caso contrário o aluno acaba buscando apenas o prêmio e não valoriza a aprendizagem", diz.

Interatividade:

Você concorda com as homenagens e prêmios baseados no mérito? Por quê?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.