• Carregando...
Árbitra cai no chão após sofrer agressão de aluno em quadra esportiva.
Árbitra cai no chão após sofrer agressão de aluno em quadra esportiva.| Foto: Reprodução

A sigla UFPI (Universidade Federal do Piauí) foi parar nos assuntos mais comentados no Twitter nesta terça-feira (4). Isso por conta de um episódio de agressão na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - que fazia parte da UFPI - na noite de segunda-feira (3). Durante um desentendimento em uma partida de futsal na quadra da universidade, um dos jogadores, estudante de Engenharia de Pesca, deferiu três socos no rosto da árbitra. Ele está desaparecido.

Leia também: Perseguidos, universitários de direita contam suas histórias

Um vídeo registrado por uma pessoa que assistia à partida mostra o momento da agressão. A professora, após ser atingida por três socos, cai no chão:

A árbitra, identificada como Eliete Maria Fontelene, 42, foi agredida após dar cartão vermelho a alguns jogadores que iniciaram uma briga generalizada na quadra esportiva da universidade. Acontecia, na noite de segunda, uma partida entre os alunos do curso de Engenharia de Pesca e Contabilidade. A competição foi cancelada.

Ao portal G1, ela afirmou que, se não puxasse o cartão vermelho, "perderia sua autoridade no jogo". "No momento em que eu dei o vermelho, ele me puxou e eu dei um passo. O primeiro soco desviou, mas o segundo e o terceiro que foram fortes, que quando ele me deu eu caí no chão", disse ao jornal.

De acordo com a coordenadora de ensino da UFDPar, Gilvana Pessoa de Oliveira, "a instituição abrirá um processo para criar uma comissão responsável pelos trâmites administrativos", que decidirá se o aluno pode continuar estudando na universidade ou se será expulso.

"A universidade também cancelou todas as atividades na quadra esportiva até os encaminhamentos do processo, até a resolução do caso", afirma.

A vítima registrou um boletim de ocorrência na Central de Flagrantes da Polícia Civil de Parnaíba. O estudante, de acordo com a universidade, é presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca.

Sobre o episódio, a UFPar publicou a seguinte nota de repúdio:

A Direção do Campus Ministro Reis Velloso vem, por meio desta nota, tornar público o REPÚDIO de toda e qualquer ameaça ou agressão ocorrida nas dependências do Campus.

Recentemente tivemos dois episódios lamentáveis, um de agressão durante atividades esportivas concordadas aos alunos e um outro episódio de ameaça à família de um professor do campus. Em ambos os casos serão aplicadas as normas regimentais assim como o Campus contribuirá com os órgãos de segurança e os procedimentos legais adotados em cada caso. Os processos de sindicância oficiais serão iniciados imediatamente para que sejam tomadas as providências legais. Será nomeada uma comissão para apuração administrativa, cooperando com os demais órgãos, também acionados, para elucidação do caso, seguindo os ritos da lei e os regramentos institucionais.

Sobre o ocorrido durante um evento esportivo entre estudantes nesta segunda-feira, esta Direção vem a público informar que, a partir de então, estão proibidas todas as atividades na quadra esportiva do Campus até a apuração do referido caso.

Desta forma, a Direção reitera seu compromisso com a integridade e o respeito entre os agentes da comunidade acadêmica e comunidade externa, norteando-se sempre pelos aspectos normativos desta Instituição de Ensino Superior, ao tempo que se solidariza com as vítimas e enseja o movimento contra todo tipo de violência. Manteremos a comunidade informada dos desdobramentos legais, dando toda transparência a investigação para os dois casos citados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]