• Carregando...

Os alunos que cursam o ensino superior com bolsa do programa Universidade para Todos (ProUni), em cursos de turno integral, vão receber uma Bolsa Permanência no valor de R$ 300 para custear as despesas de transporte, alimentação e moradia. A medida faz parte do conjunto de programas do Ministério da Educação para as Ações para Qualidade na Educação.

Segundo o site do MEC (www.mec.gov.br) desta terça-feira (14), em três anos, cerca de 12 mil alunos serão beneficiados com bolsa equivalente a um salário mínimo.

O secretário executivo do MEC, Fernando Haddad, falou da iniciativa da medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A bolsa de R$ 300 por mês é um valor expressivo para uma única pessoa poder se manter, enquanto realiza cursos como medicina e odontologia, que exigem turno integral", explica. A verba para custear a ação do Bolsa Permanência, segundo Haddad, será remanejada internamente, com os próprios recursos do MEC, sem causar prejuízo a outros programas. "Temos uma dotação orçamentária para financiar algumas ações", explica o secretário.

A cada ano, as 54 universidades federais existentes no Brasil colocam 122 mil vagas à disposição nos vestibulares. O ProUni iniciou o ano de 2005 abrindo 112 mil vagas para os estudantes de baixa renda em 1.135 instituições de ensino superior.

O ProUni destina-se à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (meia-bolsa) para estudantes dos cursos de graduação, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. A bolsa integral é dada a quem tem renda familiar per capita não superior a 1,5 salário mínimo e a parcial é voltada para pessoas cuja renda per capita não exceda três salários mínimos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]