Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
polêmica

Apoiadores de Bolsonaro e estudantes entram em confronto na UnB

Cerca de 30 apoiadores do novo presidente terminaram expulsos do edifício do Instituto Central de Ciências (ICC), conhecido como minhocão

Centenas de universitários se aglomeraram na entrada do ICC e impediram o ingresso dos manifestantes. | Reprodução/Facebook.
Centenas de universitários se aglomeraram na entrada do ICC e impediram o ingresso dos manifestantes. (Foto: Reprodução/Facebook.)

Um grupo de manifestantes que apoiam o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e estudantes entraram em confronto na tarde desta segunda-feira (29) no campus da Universidade de Brasília (UnB). O confronto ocorreu no Instituto Central de Ciências (ICC), conhecido como minhocão.

Cerca de 30 apoiadores de Bolsonaro, convocados pelas redes sociais durante a comemoração da vitória eleitoral no último domingo (28) terminaram expulsos do edifício. Eles vestiam camisetas verdes e amarelas e algumas estampadas com o rosto do novo presidente da República.

O grupo se reuniu em uma das entradas da universidade para realizar a manifestação. Entre eles, havia alguns estudantes da UnB. Em maioria, porém, centenas de universitários se aglomeraram na entrada do ICC e impediram o ingresso dos manifestantes. Houve briga durante a troca de provocações, com chutes e socos, entre estudantes e manifestantes.

A segurança terceirizada da UnB, apoiada por apenas dois policiais militares, retirou os manifestantes do local. Eles caminharam até outro prédio do campus, onde foram isolados. Ninguém foi detido. A polícia reforçou a segurança logo após o incidente.

Repercussão

Em nota enviada à Gazeta do Povo, a UnB informa que comunicou o Ministério da Educação e pediu o apoio da Secretaria de Segurança Pública do DF e da Polícia Federal e que solicitouà Advocacia-Geral da União (AGU) que proponha medida cautelar preventiva com vistas a garantir a segurança da comunidade da UnB. 

“No fim de semana, foram registradas pichações e adesivagens de cunho político-eleitoral no prédio do ICC. Os atos incluíram a destruição de cartazes de uma exposição dos estudantes do curso de graduação em Museologia, intitulada ‘Se essa rua fosse mina’. A equipe da Prefeitura do Campus recolheu os adesivos e limpou as pichações. Está fazendo um levantamento das imagens das câmeras de segurança para proceder aos encaminhamentos necessários”, informou a instituição.

 “A UnB repudia atos de vandalismo e reitera seu compromisso com a paz e com os valores do Estado democrático de direito, que incluem a liberdade de cátedra e de opinião, com respeito ao próximo e aos direitos humanos. A Universidade continuará com suas atividades acadêmicas e administrativas, em atenção ao cumprimento de sua missão institucional: o ensino, a pesquisa e a extensão”, conclui a nota.

UNB agora 29-10-2018 Estudantes botando os fascistinhas pra correr #BolsonaroNaoéMeuPresidente

Publicado por Francisca Lulla Frida em Segunda, 29 de outubro de 2018

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.