Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ufu

Ato com nudez surpreende alunos de universidade federal

Grupo de onze pessoas se despiu no campus da UFU, em Uberlândia (MG). Universidade diz que respeita a “autonomia didático-pedagógica”

Ato em campus da UFU: universidade não vê problema em nudez | ReproduçãoFacebook
Ato em campus da UFU: universidade não vê problema em nudez (Foto: ReproduçãoFacebook)

Alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram surpreendidos nesta quarta-feira (6) por uma performance incomum: nuas, com os rostos cobertos, onze pessoas se reuniram em círculo em um local de circulação no campus. 

Por trás do ato, está um grupo de alunos de artes e filosofia, chamado Asfalto. A performance, que foi autorizada pela universidade, tem o nome de “jardindigente”. As cenas circularam pelas redes sociais e geraram críticas de outros estudantes.

A mensagem do ato? Eis a descrição de Juliana Bom-Tempo, organizadora da cena: “A nossa intenção não é passar uma mensagem para que todo mundo ande pelado na rua ou na universidade, mas para que a gente pense qual é (sic) as nossas relações, qual é o nosso modo de se relacionar com o espaço, com o próprio corpo”, disse ela, em entrevista à afiliada local da TV Bandeirantes. 

No ano passado, o grupo Asfalto já havia promovido uma performance parecida em via pública. 

Em uma nota de poucas linhas, a UFU confirmou que o episódio aconteceu na manhã dessa quarta-feira e diz que “respeita a autonomia didático-pedagógica dos seus professores”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.