Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Problema

Aulas começam, mas ainda faltam professores nas instituições estaduais

As aulas estão começando em várias instituições de ensino superior, mas as universidades estaduais ainda enfrentam um problema: a falta de professores. O governo estadual anunciou há 10 dias a contratação de 583 novos professores, mas em algumas universidades e faculdades estaduais os estudantes estão sem aulas. As informações são do ParanáTV, da TV Paranaense.

Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por exemplo, faltam 70 professores para completar o quadro. As aulas começaram nesta segunda-feira (28) na universidade. A instituição abriu inscrições para um teste seletivo a fim de contratar professores temporários. Segundo o pró-reitor de recursos humanos da UEPG, Manfredo Doll, a universidade tinha 183 professores temporários no ano passado. Desses alguns tiveram os contratos renovados, mas os outros não quiseram renovar.

A dificuldade para achar professores é grande. No ano passado, foram feitos sete testes de seleção para contratar professores na UEPG. Na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava, as aulas começaram há uma semana e em alguns cursos ainda faltam professores. No curso de Farmácia, por exemplo, falta um professor da disciplina de Fisiopatologia, segundo o coordenador do curso de Farmácia, Hermes Francisco Sanches. Os alunos reclamam, pois muitos se mudaram de suas cidades apenas para estudar. Gastos com aluguel e transporte poderiam ser economizados.

Segundo o reitor da Unicentro, Vitor Zanette, um edital foi aberto para a contratação de professores e a situação deve estar regularizada em 15 ou 20 dias. De acordo com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Ribi, as instituições demoram para relatar quantos professores vão precisar e isso atrasa a contratação.

Veja a matéria do ParanáTV

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.