• Carregando...

A indisciplina é um problema forte e constante nas salas de aula do país. O Brasil está no topo da lista dos países que mais perdem tempo de aula por causa de bagunça. São 18% de tempo gasto, o que contabilizado em um mesmo turno de aula pode chegar a uma hora.

A forma como a indisciplina aparece na escola varia de acordo com a idade dos alunos, o perfil do professor e da escola. A pedagoga e especialista em formação de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Verônica Branco, explica que o professor não sai da faculdade preparado para enfrentar situações de muita indisciplina, e que ela é uma consequência dos atos do próprio professor, da forma como ele trabalha, se é muito permissivo ou opressor. "A indisciplina é uma questão psicológica e os professores têm muito pouco de Psicologia da Educação durante sua formação."

A professora Madalena* conta que o estresse é tanto para lidar com os alunos indisciplinados em sala de aula, que muitos professores chegam a ficar com depressão e pedir afastamento. "Aqui na minha escola já foram três. Uma professora chegou a ficar internada. O problema é que falta apoio para nós. Sentimos falta de uma formação específica", conta.

De acordo com a coordenadora-geral de formação de professores do Ministério da Educação (MEC), Helena Costa de Freitas, esse é um dos fatores que contribuem para que os professores desistam da carreira. "Um docente jovem não fica mais do que cinco ou seis anos dentro de sala de aula. Depois ele acaba procurando outras oportunidades de trabalho. Se contarmos que cerca de 100 mil se aposentam por ano e os que entram não ficam muito tempo, teremos um problema de falta de profissionais a longo prazo."

A falta de entusiasmo dos alunos dentro de sala também provoca indisciplina. Para Verônica, muito desse desânimo dos alunos está ligado à falta de recursos tecnológicos usados pelos professores. "As escolas oferecem isso, mas nem todos os professores sabem utilizá-lo pois não estão preparados para fazer a mediação entre aluno e tecnologia."

Na rede municipal, a diretora do departamento de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Nara Salamunis, diz qu e os educadores sempre recebem algum tipo de orientação para trabalhar com a indisciplina, e que independente do assunto do curso dado na capacitação essa questão é sempre abordada. (AS)

* Nome fictício a pedido da entrevistada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]