Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Câmara quer criar 103 universidades federais, cinco no PR

Deputados propõem fundação de instituições em suas bases de origem, cinco delas no Paraná

Uma reportagem da Gazeta do Povo mostra que cerca de 20% dos deputados federais apresentaram 103 projetos que solicitam a criação de instituições federais de ensino superior nos quatro cantos do país – cinco delas no Paraná. Em tese, se todos fossem aprovados, isso representaria um aumento de quase 300% nas demandas por recursos financeiros no setor.

Se por um lado, no entanto, os deputados se preocupam com a boa repercussão do projeto em sua base, em última análise, estão cumprindo um papel que deveria ser feito pelo Poder Executivo – que, aliás, se propôs a fazer com que, até 2011, 40% das vagas do ensino superior sejam públicas e gratuitas. Na prática, isso significa que, na hipótese de que a rede particular não abra uma vaga sequer em seis anos, seria necessária a abertura de 800 mil a 1 milhão de vagas em escolas públicas nesse período, segundo dados da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Justificativa

Entre os parlamentares paranaenses, a principal justificativa para embasar os projetos apresentados é a suposta "injustiça histórica" que o Paraná teria em relação a outros estados da federação, sendo sempre citados os exemplos de Minas Gerais – que tem 12 instituições federais – e do Rio Grande do Sul, com cinco. No entanto, com duas instituições federais – Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) –, o Paraná segue o padrão médio dos estados brasileiros. Além disso, é o quarto estado com o maior número de vagas oferecidas por ano e o sétimo em termos de recursos.

Pouco investimento

Há muitos anos, o governo do Paraná tenta, sem sucesso, federalizar parte do sistema universitário estadual, para minimizar parte dos cerca de R$ 500 milhões de recursos estaduais gastos em ensino superior que, pela Constituição, é atribuição do governo federal.

Para o deputado federal Eduardo Sciarra (PFL-PR), que propõe a criação da Universidade Federal do Oeste do Paraná, com sede em Cascavel, o Paraná não pode ser penalizado pelo fato de investir por si mesmo em educação superior e critica o critério político nas escolhas recentes de novas instituições, como a Universidade Federal do ABC, região ligada diretamente ao presidente Lula, e três universidades em Minas Gerais (de Alfenas, do Triângulo Mineiro e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), considerando que Minas é o estado que já possui o maior número de universidades federais no país.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) tem a mesma opinião. Ele conta que, em todas as sessões em que se votam pedidos de universidades, ele pede a palavra para pedir atenção ao projeto de sua autoria, proposto em 2002, que pede a criação da Universidade Federal do Norte do Paraná.

Por enquanto, porém, entre os projetos que contemplam o Paraná, só avançou na tramitação legislativa o que transforma o Cefet-PR em universidade tecnológica. Os demais continuam na nebulosa fila de espera legislativa.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.