• Carregando...
MEC lança Capacitação 4.0
MEC lançou do programa Capacitação 4.0| Foto: Reprodução

Alunos dos institutos federais e universidades públicas serão capacitados para desenvolver projetos que atendam às necessidades do setor produtivo brasileiro, principalmente, nas áreas de tecnologia e inovação. A ação faz parte do programa “Capacitação 4.0”, parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (8).

"Ninguém pode prever quais serão as grandes profissões daqui a dez anos, talvez nem daqui a cinco anos. Vão surgir novas profissões. E esse [o programa Capacitação 4.0] é um esforço que o MEC faz para levar nosso alunos a viver esse contexto [de se preparar para as mudanças no mercado de trabalho]", disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Neste momento, poderão participar do projeto os estudantes das nove instituições que já são polos de inovação - Unidades Embrapii e Institutos Senai de Inovação. Durante o lançamento do programa, mais quatro institutos federais foram credenciados e passam a fazer parte do “Capacitação 4.0”:  Amazonas, Goiás, Triângulo Mineiro e São Paulo.

De acordo com o MEC, além dos conhecimentos técnicos para a criação de soluções para as indústrias, os estudantes também terão a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais e conhecer de perto as demandas e desafios do setor produtivo.

A Embrapii, em breve, de lançar um edital para que novas instituições de ensino superior possam se tornar polos de inovação. A meta do programa é que, no prazo de cinco anos, 10 mil estudantes do ensino superior possam participar do “Capacitação 4.0”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]