• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação apresenta dados preocupantes em relação à atuação dos professores no Brasil. De acordo com o estudo, somente 45,9% dos docentes dos anos finais do ensino fundamental e 53,8% dos que ministram aulas no ensino médio têm licenciatura para todas as disciplinas que lecionam, nas escolas públicas e privadas. A pesquisa utiliza dados do Censo Escolar (MEC/Inep) referentes a 2015.

Escolas particulares deixam a desejar em qualidade

Distantes dos países que lideram o ranking e superadas pelas instituições federais, médias da rede privada refletem problemas comuns à educação no Brasil

Leia a matéria completa

Outros 41% dos docentes dos anos finais do ensino fundamental e 32,3% do ensino médio, em contrapartida, não têm formação específica para nenhuma das disciplinas sobre as quais ministram aulas, o que tem reflexos sobre o desempenho em sala de aula.

“O impacto principal é a não formação pedagógica. Existe uma coisa que é o conteúdo pedagógico, que é uma mescla entre o conteúdo específico e sua forma de ensino. Um engenheiro pode saber matemática, mas ensiná-la é um pouco diferente”, resume Maria Tereza Carneiro Soares, professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em ciências, disciplina foco do Pisa de 2015, por exemplo, mais de 64% dos professores dos anos finais do ensino fundamental não têm a formação específica para trabalhar o conteúdo, segundo a pesquisa do Todos Pela Educação. No ensino médio, os docentes com formação específica em Física e Química correspondem a 26,7% e 44,1%, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]