Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
geração Consciente

Códigos ecológicos guiam escola

Alunos da Escola da Colina aprendem sobre consumo responsável em oficinas de reciclagem: lixo vira presente para colegas | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Alunos da Escola da Colina aprendem sobre consumo responsável em oficinas de reciclagem: lixo vira presente para colegas (Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo)

A sustentabilidade deve ser ensinada na escola, segundo especialistas, porque a mudança no modo de ver o mundo ocorre de geração para geração. "As crianças são mais flexíveis. Mostrar a elas que é necessário reciclar o lixo é mais fácil. Elas crescem com esse hábito e o repetem em casa", diz o urbanista e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luís Henrique Fragomeni.

Segundo ele, os adultos têm costumes enraizados e, para adquirir novos, precisam mudar rotinas, algo muito difícil de ser feito. Para ajudar nesta tarefa, é válido elaborar um plano anual de atividades e desenvolver as disciplinas em torno do conceito de sustentabilidade. Na Escola da Colina, de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, os alunos escolhem uma linha de atuação, chamada de eco-código. Neste ano, o tema é "O Planeta é de todo mundo. Cuide bem dele", que serve de base para as atividades de conscientização ambiental da escola. No início deste mês, a intituição hasteou a Bandeira Verde – que certifica escolas com coerência e qualidade na educação ambiental –, concedida pela Fundação para a Educação Ambiental, por meio do Programa Eco-Escolas, que sistematizou as atividades.

O estabelecimento organiza oficinas de reciclagem de materiais, nas quais as crianças fazem artesanatos para presentear os amiguinhos no aniversário.

"O trabalho nestas oficinas é ensiná-los a dar um destino melhor ao material reciclável e ter um consumo responsável", conta a diretora pedagógica Eliana Nogueira Abaurre.

Questões de cidadania e sociedade também são abordadas na Cidade Mirim, dirigida a crianças de 3 anos ou mais. No mercado, o espaço ecumênico, posto de gasolina, escola, correio e posto de saúde elas aprendem a dinâmica da vida em sociedade. "Passamos tanto essas noções sociais quanto as ambientais, para que elas cresçam com essa consciência. É mais fácil começar um trabalho com eles agora do que tentar consertar no futuro", diz Eliana.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.