• Carregando...
Vestibulandos fazem prova na PUC em Curitiba. | Jonathan Campos /Gazetado Povo
Vestibulandos fazem prova na PUC em Curitiba.| Foto: Jonathan Campos /Gazetado Povo

As provas da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acontecem neste sábado (26). Ao total, 14 mil aprovados na primeira etapa ganharam o direito de fazer o concurso. Cerca de 7 mil candidatos estavam habilitados a participar da segunda fase no maior local de provas, o câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Curitiba.

Excepcionalmente, em função do trânsito congestionado no entorno da PUC, houve tolerância de 10 minutos no fechamento dos portões. A benevolência permitiu a entrada de vários estudantes que estavam atrasados. Os portões deveriam ser fechados às 13h30, mas as portas dos blocos foram efetivamente cerradas às 13h40. O período para a realização das provas começou às 14 horas, e os candidatos podem começar a sair às 15h30. Quem for usar todo o tempo para a resolução das questões pode ir até às 19 horas.

As provas realizadas neste sábado (26) estavam previstas originalmente para a segunda-feira (28), mas foram antecipadas por causa dos prédios ocupados por estudantes que protestam contra medidas do governo Michel Temer (PMDB). Cerca de 10 mil candidatos têm direito a participar das provas específicas, que variam de acordo com cada curso, mas incluem conhecimentos de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Desenho. No domingo (27), todos 14 mil estudantes classificados devem fazer a prova de compreensão e produção de texto.

Estão em jogo 5.654 vagas na UFPR. Também as vagas para a Polícia Militar fazem parte do processo seletivo. O reitor Zaki Akel percorreu duas salas para desejar sorte aos candidatos. Ele comentou que somente depois da realização das provas será possível fazer um balanço para avaliar os transtornos com a troca de um dos dias do vestibular. “Acho que não foram grandes prejuízos”, avalia previamente. Nas redes sociais, as reclamações mais frequentes partiam de alguns dos 14% de candidatos de outros estados, que precisaram antecipar a vinda ao Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]