• Carregando...

As rematrículas nas escolas da rede estadual para os alunos que já estão matriculados, assim como algumas inscrições para as instituições que promovem processo seletivo para ingresso no ensino médio, começam neste mês. Nas escolas estaduais paranaenses, elas se iniciam a partir da segunda quinzena e nas municipais da capital o cadastramento para conseguir vagas vai de 15 a 19 de setembro.

De acordo com a diretora de administração escolar da Secretaria Estadual de Educação, Ana Lúcia Albuquerque Schulhan, o processo para organizar vagas para o ano que vem já começou em abril de 2008. "Agora estamos organizando, pela conta de luz, a escola para qual cada aluno será encaminhado. Esse processo é o tradicional, que tem como referência a escola próxima à moradia do aluno", explica.

A princípio, o estudante tem vaga garantida na escola que já estuda, e os que vão ingressar na 5ª série ou 1ª do ensino médio terão vaga no colégio mais próximo do local onde mora. "O aluno que quiser estudar em outro lugar ou mudar por algum motivo só poderá fazê-lo mais tarde, pois o processo não permite isso agora. Depois que todos estiverem devidamente matriculados, por volta de janeiro, começa a fase para os que querem ir para outra instituição", diz Ana Lúcia.

Na escolas municipais o cadastro inicial deve ser feito para aquelas crianças que vão ingressar no ensino fundamental, ou seja, os que vão completar seis anos em 2009. "Os pais devem procurar a escola mais perto da sua casa para efetuar o cadastro. Depois eles vão receber em casa uma confirmação de matrícula", explica a superintendente de gestão educacional da secretaria municipal de educação, Merougy Giacomassi Cazet.

As duas secretarias garantem que não vão faltar vagas. "O estado tem condições de atender a todos, pois hoje não se admite mais que o aluno fique fora da escola. Se por acaso um aluno não conseguir vaga, o estado paga uma escola particular para que ele não fique sem estudar", garante a diretora de administração escolar.

Algumas instituições estaduais que fazem processo seletivo, como o Colégio da Polícia Militar e o Colégio Estadual do Paraná, ainda não abriram as inscrições. A Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem inscrições abertas até 15 de setembro. Já as matrículas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vão de 6 a 31 de outubro.

Nas escolas particulares, o prazo depende de cada instituição, mas geralmente as matrículas começam em setembro e outubro, assim como inscrições para possíveis bolsas de estudo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]