Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aprendizagem

Como recuperar o tempo e o conteúdo perdidos

Estudantes recorrem às aulas particulares para tentar garantir a aprovação na reta final do ano letivo

Professor Júlio: procura por aulas particulares aumenta quatro vezes nesta época do ano | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Professor Júlio: procura por aulas particulares aumenta quatro vezes nesta época do ano (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Aulas particulares, tardes inteiras dedicadas aos estudos e o cérebro quase em parafuso na tentativa de assimilar conhecimentos de um ano inteiro nas matérias consideradas mais difíceis. Esse é o retrato da rotina de fim de ano pela terceira vez consecutiva para o estudante do ensino médio Pedro Camargo, 16 anos. Desde que pegou recuperação final em quase todas as matérias, na 8ª série do ensino fundamental, Pedro diz que passou a se preocupar com a dedicação aos estudos mais cedo. Não deixa acumular muito conteúdo para o fim do ano e agora começa com aulas particulares desde o início do segundo semestre. "Estudo pouco em casa e ainda deixo muita coisa para a hora da prova. Não achei nem um pouco legal perder parte das férias estudando para passar de ano", diz. Desta vez, Pedro acredita que vai para a recuperação final em apenas uma matéria. "Não é preocupante. Dá para passar tranqüilo", diz.

Assim como Pedro, muitos estudantes se assustam com o aumento das pendências com o boletim escolar no fim do calendário letivo. Em busca do tempo perdido, os que perigam pegar recuperação final lotam a agenda das instituições e de profissionais que oferecem aulas particulares. De acordo com o diretor pedagógico do Educativo Aulas Particulares, Júlio Fugisawa, a procura por aulas particulares quadriplica nesta época do ano. "Fazemos uma análise dos estudantes antes. Em alguns casos não tem como recuperar e a reprovação é inevitável", diz.

Para a bancária aposentada Alba Koinski, 52 anos, é necessário que os pais fiquem atentos ao desempenho de seus filhos na escola durante o ano e não deixem para a última hora. "Meu filho faz acompanhamento há três anos porque em casa não consegue se concentrar para estudar. E com a correria do dia-a-dia fica cada vez mais difícil auxiliar os filhos nas tarefas escolares", afirma.

Pressão por parte dos pais não adianta para reverter o baixo desempenho escolar no fim do ano letivo, defendem os especialistas. Para a mestre em Educação e professora de pedagogia da PUCPR Ermelina G. Bontorin Tomacheski, a cobrança não deve passar dos limites. "Muitas vezes os familiares querem um retorno imediato até mesmo pelo investimento que foi feito. Mas a recuperação e até mesmo a reprovação têm de ser consideradas com tranqüilidade e naturalidade, como oportunidades a mais para o aprendizado de seus filhos", afirma.

Os pais

Na opinião do professor particular Rodrigo Antônio Bellé, 34 anos, com experiência de sete anos no acompanhamento de estudantes com mais de 12 anos, os pais também têm parcela de culpa no mau desempenho de seus filhos na escola. "Dependendo da situação do aluno, se precisa de muita nota em várias matérias, a aprovação pode ser seguida de dificuldades. Na maioria das vezes ele vai decorar o conteúdo, macetes e não vai aprender a estudar", diz.

Para o professor Júlio, o problema maior está nos casos em que os pais preferem transferir seus filhos para escolas "mais fracas" apenas para passar de ano. "Com aulas particulares pelo menos ele vai aprender alguns conteúdos, uma vez que é muito difícil assimilar em poucos dias o conteúdo repassado durante um ano inteiro", diz. Outro problema apontado pelo professor está em transformar a recuperação final em um vício. "Muitos estudantes deturpam a definição de aprendizado e dizem preferir estudar uma vez só no fim do ano, do que passar tardes inteiras estudando durante o ano", afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.