• Carregando...
 | Ramon Moser/UFRGS
| Foto: Ramon Moser/UFRGS

Um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi denunciado por racismo após enviar aos alunos um email afirmando que cotistas “tiraram a vaga” de outros candidatos; a denúncia foi feita pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Comunicação (DACOM) da universidade. 

O docente da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) enviou a mensagem para uma turma do segundo semestre de Jornalismo. Entre os diversos tópicos um deles faz críticas aos estudantes que ingressam na instituição pelo sistema de cotas. 

LEIA TAMBÉM: Professora feminista ameaça alunos “escrotos”: “quero arrebentar fascista a pau”

“Alunos (as) cotistas precisam entender que, na realidade, ‘tiraram a vaga’ de alguém que estaria aprovado pelo desempenho no vestibular universal”, diz um trecho da mensagem. 

“Cotistas também não podem fazer ‘corpo mole’, pois o eventual descomprometimento com a vaga obtida, com maus resultados acadêmicos, prejudica toda a proposta e muita gente”, completa. 

Reações

Em nota, o DACOM apontou que a afirmação do professor tem “efeito perverso”, já que pode criar atritos entre cotistas e alunos ingressantes por concorrência geral.  

“Os alunos e alunas cotistas não podem nem devem ser cobrados a mais pelo seu desempenho, muito menos sofrer ou ser alvo de algum tipo de diferenciação mediante os outros. Essa fala irresponsável, que tenta se camuflar de preocupação é, visivelmente, um desestímulo sem tamanho”, diz.

Já a coordenação da Comissão de Graduação do curso de Jornalismo da UFRGS (Comgrad) afirmou ser contrária a qualquer manifestação discriminatória com alunos cotistas. 

“O Comgrad informa que deu encaminhamento interno à manifestação da representação discente do curso e continuará acompanhando o esclarecimento da situação”, diz.

Procurada pela Gazeta do Povo, a UFRGS afirmou que não irá “se manifestar oficialmente”, mas informou que “uma reunião foi feita com o professor e ele se comprometeu a se retratar diretamente com os alunos”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]