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Aprendizagem

Debates em sala devem ter regras

Promovidas pelo professor, discussões ajudam aluno a respeitar outras opiniões e a aumentar o poder de persuasão

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Uma aula totalmente ocupada com conversas entre os alunos, mas tudo com muita ordem, respeito e, principalmente, conteúdo. Promover debates em sala de aula é uma maneira saudável de trabalhar assuntos que nem sempre são tratados nos livros ou discutir temas atuais para complementar aulas teóricas, explica Ivana Vicentin, mestre em Educação e coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia das Faculdades Santa Cruz.

Segundo o mestre em Edu­­cação e Linguagem Valter Zotto de Andrade, o aluno que participa da atividade aprende a respeitar a opinião dos colegas e organizar as ideias para convencer quem está ouvindo, além de melhorar o vocabulário. Para Andrade, trazer temas da realidade do estudante é importante para aproximar as aulas do universo no qual ele está inserido. "O professor não pode ficar somente na teoria da disciplina. É fundamental relacionar o conteúdo dos livros com situações atuais. Uma boa maneira de fazer isso é por meio dos debates", explica.

Idade certa

Crianças a partir de 6 anos já podem participar de discussões. "Nessa faixa etária eles conseguem ler, têm curiosidade e acesso à mídia. Trabalhando com uma linguagem voltada para a criança e com um tema interessante é possível desde cedo promover debates", diz Ivana. Para a coordenadora de História do ensino médio do Colé­gio Positivo, Lysvania Villela Cor­deiro, um aluno na faixa dos 15 anos consegue participar com mais profundidade. "Nessa idade, quando um estudante aparece bem informado e com bons argumentos, os outros procuram estudar o tema para também participar da discussão", afirma Lysvania.

Papel do professor

Andrade defende que o professor é parte importante do debate na figura de mediador. "A opinião do aluno deve ser respeitada e não é possível apontar quem está certo ou errado". Para ele, o professor deve intervir quando um aluno se exalta ou quando precisa ser "provocado". A preparação da atividade também é fundamental. A sala ser organizada de maneira diferente, com as carteiras em círculo, por exemplo, pode ajudar a manter a ordem já que, segundo Andrade, alguns alunos podem ficar mais agitados.

Temas

Em algumas matérias é mais fácil encontrar temas a serem discutidos, como na disciplina de His­tória. "Na minha aula sobre a organização política dos países, quando tratamos de imperialismo, socialismo, anarquismo, deba­­temos a situação política em diversos países", afirma Lysva­nia. A professora diz que muitos alunos apresentaram tópicos interessantes sobre a África do Sul por terem visto matérias na mídia tratando do apartheid (segregação racial que separava brancos e negros no país até a década de 1990).

A Copa também provocou debates interdisciplinares no Colégio Bom Jesus. "O que os livros apresentam sobre a África é muito banal, memorativo, então fizemos um painel interdisciplinar para discutir a situação atual", diz a coordenadora de História do ensino médio da rede Bom Jesus, Geise Montrezoro. Os alunos se reúnem no teatro da escola e conversam com professores de diferentes disciplinas sobre assuntos ligados ao continente. "O professor de Biologia fala sobre epidemias, o de Sociologia aborda o negro na sociedade, o de História fala da colonização europeia e os alunos participam com comentários e dúvidas."

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