
Uma aula totalmente ocupada com conversas entre os alunos, mas tudo com muita ordem, respeito e, principalmente, conteúdo. Promover debates em sala de aula é uma maneira saudável de trabalhar assuntos que nem sempre são tratados nos livros ou discutir temas atuais para complementar aulas teóricas, explica Ivana Vicentin, mestre em Educação e coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia das Faculdades Santa Cruz.
Segundo o mestre em Educação e Linguagem Valter Zotto de Andrade, o aluno que participa da atividade aprende a respeitar a opinião dos colegas e organizar as ideias para convencer quem está ouvindo, além de melhorar o vocabulário. Para Andrade, trazer temas da realidade do estudante é importante para aproximar as aulas do universo no qual ele está inserido. "O professor não pode ficar somente na teoria da disciplina. É fundamental relacionar o conteúdo dos livros com situações atuais. Uma boa maneira de fazer isso é por meio dos debates", explica.
Idade certa
Crianças a partir de 6 anos já podem participar de discussões. "Nessa faixa etária eles conseguem ler, têm curiosidade e acesso à mídia. Trabalhando com uma linguagem voltada para a criança e com um tema interessante é possível desde cedo promover debates", diz Ivana. Para a coordenadora de História do ensino médio do Colégio Positivo, Lysvania Villela Cordeiro, um aluno na faixa dos 15 anos consegue participar com mais profundidade. "Nessa idade, quando um estudante aparece bem informado e com bons argumentos, os outros procuram estudar o tema para também participar da discussão", afirma Lysvania.
Papel do professor
Andrade defende que o professor é parte importante do debate na figura de mediador. "A opinião do aluno deve ser respeitada e não é possível apontar quem está certo ou errado". Para ele, o professor deve intervir quando um aluno se exalta ou quando precisa ser "provocado". A preparação da atividade também é fundamental. A sala ser organizada de maneira diferente, com as carteiras em círculo, por exemplo, pode ajudar a manter a ordem já que, segundo Andrade, alguns alunos podem ficar mais agitados.
Temas
Em algumas matérias é mais fácil encontrar temas a serem discutidos, como na disciplina de História. "Na minha aula sobre a organização política dos países, quando tratamos de imperialismo, socialismo, anarquismo, debatemos a situação política em diversos países", afirma Lysvania. A professora diz que muitos alunos apresentaram tópicos interessantes sobre a África do Sul por terem visto matérias na mídia tratando do apartheid (segregação racial que separava brancos e negros no país até a década de 1990).
A Copa também provocou debates interdisciplinares no Colégio Bom Jesus. "O que os livros apresentam sobre a África é muito banal, memorativo, então fizemos um painel interdisciplinar para discutir a situação atual", diz a coordenadora de História do ensino médio da rede Bom Jesus, Geise Montrezoro. Os alunos se reúnem no teatro da escola e conversam com professores de diferentes disciplinas sobre assuntos ligados ao continente. "O professor de Biologia fala sobre epidemias, o de Sociologia aborda o negro na sociedade, o de História fala da colonização europeia e os alunos participam com comentários e dúvidas."



