• Carregando...
“Sonhos” e “autoconhecimento”: começa o processo de escolha dos livros didáticos para 2021
| Foto: Pixabay

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, que definirá livros que serão utilizados no ensino médio em escolas públicas, recebe até esta sexta-feira (14) a solicitação de acesso ao sistema para o cadastro de editores que queiram concorrer à escolha de obras didáticas sobre "Projetos Integradores" e "Projeto de Vida". Esses novos segmentos foram incluídos após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, em dezembro de 2018.

De acordo com o Edital do PNLD 2021, "as obras de projetos integradores devem possibilitar o desenvolvimento de dez competências gerais da BNCC em seis projetos por área do conhecimento". Os projetos integradores podem ter dois temas livres - desde que estejam de acordo com as competências previstas no edital - e outros quatro sobre: 1) "Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática" (STEAM, na sigla em inglês dessas disciplinas); 2) Protagonismo Juvenil; 3) Midiaeducação e 4) Mediação de Conflitos.

Leia também: Bolsonaro quer mexer com mercado bilionário de livros didáticos. Veja quem mais fatura

Já as publicações sobre "Projeto de Vida" devem considerar três dimensões: 1) "Autoconhecimento", o encontro "consigo", com ênfase na "dimensão pessoal"; 2) "Expansão e exploração", o encontro "com o outro e o mundo", com ênfase na "dimensão profissional" e 3) "Planejamento", o encontro com "o futuro e o nós" com ênfase na "dimensão profissional".

Para cadastrar-se no sistema do PNLD 2021, o interessado deverá solicitar login e senha pelo e-mail preinscricao@fnde.gov.br e acessar o sistema no site do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Prazos para outros tipos de obras

Os editores interessados em apresentar livros didáticos por "área do conhecimento" ou "obras específicas, devem solicitar o acesso ao sistema de 3 a 28 de agosto de 2020. Para as obras de "formação continuada", de 6 a 15 de janeiro de 2021. Já, para as obras literárias, o pedido deve ser feito de 1º a 12 de março de 2021.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]