Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Resultado

Eleito o primeiro reitor da Unespar

Antônio Carlos Aleixo, diretor da Fecilcam, obteve 69,98% dos votos

Antônio Carlos Aleixo, eleito pela comunidade acadêmica para ser reitor da Unespar | Divulgação
Antônio Carlos Aleixo, eleito pela comunidade acadêmica para ser reitor da Unespar (Foto: Divulgação)

A recém-criada Universidade Estadual do Paraná (Unespar) elegeu nesta sexta-feira (23) o seu primeiro reitor. Antônio Carlos Aleixo, diretor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), uma das sete unidades da nova instituição, obteve 69,98% dos votos de professores, alunos e servidores. O vice da chapa eleita, "Unespar para todos", é Antônio Rodrigues Varela Neto, diretor da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa).

Depois das urnas, a chapa precisa ser homologada por lei em reunião do Conselho Superior da Unespar, marcada para 4 de dezembro. Em seguida, o governador Beto Richa terá de formalizar a nomeação do cargo.

No total, 3.577 pessoas votaram. Dos 838 professores, 74,22% compareceram às urnas, 622; entre os agentes administrativos, a participação foi maior, 93,14%, 163 dos 175 aptos para votar. Entre os alunos, no entanto, apenas 24,14% se manifestaram - 2.792 estudantes.

A Unespar ainda está em processo de credenciamento, que deverá ser consolidado pelo Conselho Estadual de Educação antes do ano letivo de 2013. Ela será a sétima universidade do estado, reunindo as seguintes instituições: a Escola de Música e Belas Artes (Embap), a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), de Curitiba; a Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e de União da Vitória (Fafiuv); Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e a de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). Além disso, o governo do estado prevê incluir também a Academia Policial Militar do Guatupê, que deverá ser chamada de Escola Superior de Segurança Pública.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, a mudança não deve causar grande impacto à rotina dos estudantes, tendo em vista que, na prática, as instituições que compõem a Unespar já mantêm relações muito próximas. O documento que cria a universidade foi assinado em 2001, portanto o processo de integração está em andamento há uma década. Ao todo, a comunidade acadêmica já conta com 64 cursos de graduação, 36 de especialização, dois mestrados e um doutorado. São 13.635 alunos e 838 professores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.