Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Enade revela qualidade baixa na Pedagogia

20% dos cursos que formam professores ficaram com conceito ruim no exame

Compare as notas do Paraná com a dos estados da Região Sul e a média nacional |
Compare as notas do Paraná com a dos estados da Região Sul e a média nacional (Foto: )
Saiba quais são os melhores e piores cursos analisados no Paraná |

1 de 1

Saiba quais são os melhores e piores cursos analisados no Paraná

De cada dez cursos que formam professores no Paraná, dois têm baixa qualidade. É o que mostra o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2008, divulgado quinta-feira pelo Ministério da Educação. Do total de 103 cursos de Pedagogia avaliados, 20 tiveram 2 no Con­ceito Preliminar de Curso (CPC). A avaliação leva em conta três conceitos e os coloca em uma escala que vai de 1 a 5, do pior para o me­lhor. Nenhum curso de Pedagogia do Paraná tirou nota 1.

Em todo o país, a proporção dos cursos de Pedagogia de baixa qualidade é ainda maior: 30,1%, tiveram 1 e 2 do total de 172 cursos avaliados.

Para a professora de Pedagogia e Sociologia da Universidade Positivo Eliane Basílio de Oliveira, o resultado do Enade é mais um indicador que revela a falta de atenção dada à formação de educadores no país. Na opinião dela uma sucessão de erros tem acontecido desde a entrada em vigor da última versão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996. A redução do tempo de duração dos cursos é um exemplo. "A educação não pode ser tratada dessa maneira", afirma.

Para tentar melhorar a formação dos professores no país, o governo federal lançou neste ano um programa que garante vagas gratuitas para docentes sem formação específica em faculdades públicas de 21 estados. A ideia do governo é melhorar o título de cerca de 600 mil professores dos mais de 1,8 milhão em exercício nas escolas públicas da educação básica que não possuem graduação ou atuam em áreas diferentes das licenciaturas em que se formaram, de acordo com dados do Censo da Educação.

Na média

No geral, os 535 cursos do Paraná avaliados no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) ficaram com conceitos médios. A maior parte – ou 299 cursos avaliados – alcançou a pontuação 3 e 4. No Brasil, a situação é semelhante. A maior parte – 43% dos 7.329 cursos avaliados – conseguiu esse desempenho, enquanto 21% tiveram notas ruins (1 e 2) e apenas 1,4% atingiu a nota máxima.

Os piores resultados do Paraná ficaram para o curso de Letras, da Faculdade de Ciências e Educação do Noroeste do Paraná (Facinor), em Loanda, e o curso de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, da Fundação de Ensino Superior de Clevelândia. Ambos registraram conceito 1. A reportagem tentou contato com as duas instituições, mas nenhuma atendeu os telefonemas até o fechamento desta edição.

Já as maiores notas, 5, ficaram para os cursos de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel. O coordenador de Ciências Sociais da Unioeste, professor Silvio Antônio Colognese, afirma que o mérito é da coletividade dos alunos e professores, da qualificação do corpo docente e adequação curricular pela qual passou o curso nos últimos anos. "Outro fator importante está relacionado à produção científica dos professores", afirma.

Uma maior participação dos alunos foi o que colocou o curso de Ciências Sociais da UFPR entre os melhores do Paraná, diz o coordnador Alexandro Dantas Trindade. "No primeiro exame houve um boicote muito grande por parte dos alunos, o que refletiu no resultado", ressalta.

O Enade 2008 avaliou 30 áreas do ensino superior. Em todo o país, 382.313 alunos de 7.329 cursos fizeram a prova no ano passado. O Enade foi aplicado pela primeira vez no Brasil em 2005. A avaliação ocorre em três partes. A cada ano os alunos de um grupo de diferentes áreas fazem a prova. Após três anos, os resultados geram o Índice Geral de Cursos (IGC). Nesta semana, o MEC divulgou o IGC 2008, referente aos exames aplicados entre os anos de 2005 e 2007. O resultado completo do exame pode ser acessado no site www.inep.gov.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.