• Carregando...
 | Antônio More/Arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Arquivo Gazeta do Povo

Na reta final para o Enem – as provas serão aplicadas em 4 e 11 de novembro –, todo tempo disponível é útil para revisar conteúdos, conferir vídeoaulas, treinar redação e praticar exercícios, muitos exercícios. Um dos grandes aliados para os candidatos está na palma da mão: o smartphone. Com uma conexão à internet, o dispositivo abre um universo de possibilidades de estudo para qualquer perfil de estudante.

Uma das novidades está no Google, que acrescentou conteúdos sobre Enem em seu assistente de voz. A ferramenta está disponível nos sistemas Android e iOS.

Google Assistente

A ferramenta está disponível nos sistemas Android e iOS, e para começar basta dizer “Ok Google” ou manter o botão Home pressionado. O Brasil é um dos primeiros países a receber o serviço feito especialmente para uma prova nacional. As empresas 12min, Adtalem, Estácio, Mito Games e Senai são parceiras.

Os comandos de voz especiais:

– “Ok Google, falar com Enem 2018”: resumo dos temas que mais caem no exame por matéria.

– “Ok Google, falar com Enem Dicas”: dicas, as datas e possíveis temas da prova.

– “Ok Google, falar com o 12 minutos”: acesso ao resumo em áudio de livros.

– “Ok Google, falar com o Rota das Carreiras”: mostra as três carreiras que mais combinam com você e também a rotina dessas profissões.

– “Ok Google, falar com o Senai”: conteúdos profissionalizantes e um pouco mais sobre cursos técnicos.

Gratuito.

Hora do Enem

O portal faz parte do canal TV Escola, do governo federal. No site, os programas são disponibilizados na íntegra. Também estão disponíveis videoaulas específicas de cada área do conhecimento e dicas de redação.

Gratuito.

Estratégia do Enem

O canal tem videoaulas guiadas por professores de todas as disciplinas das provas. Além de assuntos gerais, alguns vídeos tratam de temas específicos, como “A Sociologia de Bauman e a felicidade para os Gregos”.

Gratuito.

Proenem - ENEM 2018

Professores postam aulas diariamente sobre temas ligados ao Enem. Os vídeos abordam os mais variados temas e disciplinas. O canal conta até com videoaulas explicando o sistema político brasileiro e a química por trás da série Breaking Bad.

Gratuito.

Kultivi

Oferece videoaulas de química, biologia, geografia, matemática, sociologia, educação física, história, física, literatura, redação, filosofia, espanhol, português e história. Também tem questões para treinar.

Gratuito.

Fundação Getúlio Vargas

Teste de conhecimentos e conteúdos com animação sobre literatura, português, redação, inglês, matemática, física, química, biologia, filosofia, geografia, história e sociologia.

Gratuito.

Brasil Escola Enem

O portal é para estudantes conferirem videoaulas de português, literatura, espanhol, inglês, física, química, matemática, biologia, redação, geografia, história, sociologia, filosofia e atualidades. Traz provas anteriores do Enem com gabaritos e simulados.

Gratuito.

Coach Coc

App oferecido para Android e iOS. A ideia é fazer um plano personalizado de estudos, baseado nos hábitos e no perfil do estudante. É necessário responder algumas perguntas sobre rotina e foco no Enem assim que o aplicativo é iniciado. A partir disso, o Coach COC desenvolve uma agenda com gráficos de metas, equilibrado com um plano diário para as outras atividades do dia a dia.

Gratuito.

Geekie Games

Videoaulas e conteúdos de redação, matemática, português, biologia, física, química, filosofia, geografia, história e sociologia, além de questões e simulado.

Há conteúdos pagos.

Blog do Enem

Simulados e conteúdos de química, biologia, matemática, geografia, história, português, física, redação, filosofia, literatura, inglês e espanhol.

Gratuito.

Leia também: 7 bibliotecas digitais que você precisa conhecer

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]