• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Temas que eram apostas certeiras dos professores apareceram nas questões do 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – os estudantes responderam questões de Linguagens, Matemática e redação, que trouxe o tema “Caminhos para combater a violência religiosa no Brasil”. A proposta foi bastante elogiada pelos estudantes e nas redes sociais.

A redação, que é uma das partes mais aguardadas e temidas pelos estudantes teve quatro textos de apoio: um deles, o artigo 208 do Código Penal. Outra fonte foi um gráfico da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que mostrava os fiéis que mais sofrem discriminação pela sua religião – em primeiro lugar, estavam as religiões afro-brasileiras.

A leitura crítica de gráficos – seja na redação ou em questões de outras disciplinas – é uma das principais dicas dos professores para a prova do Enem.

Em Linguagens, assuntos como doação de sangue, trânsito e consumismo foram base das questões. Entre os autores citados, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. Na prova de Espanhol, uma das perguntas abordou o movimento das Avós da Praça de Maio – em Inglês, o cantor Paul McCartney apareceu, com trecho da canção “Ebony and Ivory”.

Matemática

As 45 questões da prova de matemática foram trabalhosas - para o professor do Colégio Bom Jesus, Fabiano Batista Ribeiro, o estudante precisou de bastante tempo para resolução em vários exercícios. Além disso, algumas perguntas, mesmo sendo da área de “exatas”, trouxeram conteúdos atuais (como a que abordou o índice de infestação por Aedes Aegypti). Os problemas de saúde pública ocasionados pelo mosquito era outro assunto bastante esperado na prova, bem como o esporte, com uma pergunta cuja base foi uma entrevista com a atleta paralímpica Terezinha Guilhermina.

Primeiro dia

No primeiro dia de prova, temas recorrentes como meio ambiente e problemáticas contemporâneas deram o tom do Enem que voltou a ser mais interpretativo, diferente de 2015, quando um conteúdo mais técnico surpreendeu os estudantes.

Inep disponibiliza gabarito oficial.

Confira o gabarito extraoficial e comentários das questões:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]