• Carregando...
 | /
| Foto: /

É evidente que conversar durante uma prova não é o comportamento que se espera de quem está prestes a entrar no ensino superior, mas não custa lembrar outras coisas que o edital do Enem 2015 afirma custar a eliminação do participante, como portar equipamento eletrônico na sala de prova, usar anotações e perturbar a ordem. Não se submeter a uma inesperada revista policial também pode causar a exclusão do estudante.

O projeto

Com o projeto Enem a toda prova, a Gazeta do Povo ajuda o estudante a conquistar um bom resultado no exame. Acompanhe as dicas de estudo aqui na coluna e acesse nosso site . Toda semana publicamos textos e videoaulas úteis para quem quer arrasar nas questões.

Turma do boné

O edital também impede a utilização em sala de relógios, calculadoras, agendas eletrônicas ou qualquer tipo de alarme. É possível até deduzir muitos dos itens citados usando apenas o bom senso. Não é permitido, por exemplo, o uso óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. O candidato que entrar na sala de prova com armas de qualquer espécie - mesmo que detenha autorização para o respectivo porte -, também será eliminado.

Assista à videoaula de redação

Confira com a professora Cleuza Cecato quais são as competências cobradas pelo Enem para uma boa redação

Leia a matéria completa

Fica a dica

O Redação10 (www.redacao10.com.br) é um portal paranaense que traz orientações para melhorar o desempenho na produção de textos. Criado no fim de agosto por um grupo de professores do curso Positivo, a iniciativa promove aulas sobre atualidades, gramática, estrutura textual e argumentação, além de propor temas semanais de redação e correção individualizada de redações, com pacotes que variam de R$ 40 a R$ 360. O conteúdo do blog é gratuito, com análises de materiais jornalísticos. “É importante que o estudante que se prepara para o Enem tenha repertório para conseguir analisar a demanda da prova e expor seus conhecimentos sobre o tema proposto da melhor forma possível”, afirma Elaine Bueno Silva, pedagoga e uma das idealizadoras do Redação 10.

Datas e oportunidades

Lembre-se! As provas do Enem ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro. Os portões serão fechados às 13h e a aplicação das provas começará às 13h30. A nota obtida pelo candidato pode ser usada para o preenchimento de vagas em universidades públicas via Sistema Único de Seleção (SiSU), bolsas de estudo, como o ProUni e o Ciência Sem Fronteiras, financiamento de cursos em instituições privadas, via Fies, e até para conclusão do ensino médio. Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Teste seu conhecimento

Ciências Humanas

TEXTO I: Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é o empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação. (TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987).

TEXTO II: Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados. (ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985).

Comparando os textos I e II, tanto para Tucídides quanto para Aristóteles a cidadania era definida pelo (a)

A) prestígio social.

B) acúmulo de riqueza.

C) participação política.

D) local de nascimento.

QUESTÃO CORRETA: C

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]