Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cuidados

Não marque bobeira com o risco de eliminação

 | /
(Foto: /)

É evidente que conversar durante uma prova não é o comportamento que se espera de quem está prestes a entrar no ensino superior, mas não custa lembrar outras coisas que o edital do Enem 2015 afirma custar a eliminação do participante, como portar equipamento eletrônico na sala de prova, usar anotações e perturbar a ordem. Não se submeter a uma inesperada revista policial também pode causar a exclusão do estudante.

Turma do boné

O edital também impede a utilização em sala de relógios, calculadoras, agendas eletrônicas ou qualquer tipo de alarme. É possível até deduzir muitos dos itens citados usando apenas o bom senso. Não é permitido, por exemplo, o uso óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. O candidato que entrar na sala de prova com armas de qualquer espécie - mesmo que detenha autorização para o respectivo porte -, também será eliminado.

Fica a dica

O Redação10 (www.redacao10.com.br) é um portal paranaense que traz orientações para melhorar o desempenho na produção de textos. Criado no fim de agosto por um grupo de professores do curso Positivo, a iniciativa promove aulas sobre atualidades, gramática, estrutura textual e argumentação, além de propor temas semanais de redação e correção individualizada de redações, com pacotes que variam de R$ 40 a R$ 360. O conteúdo do blog é gratuito, com análises de materiais jornalísticos. “É importante que o estudante que se prepara para o Enem tenha repertório para conseguir analisar a demanda da prova e expor seus conhecimentos sobre o tema proposto da melhor forma possível”, afirma Elaine Bueno Silva, pedagoga e uma das idealizadoras do Redação 10.

Datas e oportunidades

Lembre-se! As provas do Enem ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro. Os portões serão fechados às 13h e a aplicação das provas começará às 13h30. A nota obtida pelo candidato pode ser usada para o preenchimento de vagas em universidades públicas via Sistema Único de Seleção (SiSU), bolsas de estudo, como o ProUni e o Ciência Sem Fronteiras, financiamento de cursos em instituições privadas, via Fies, e até para conclusão do ensino médio. Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.