• Carregando...
Estudantes chegam para fazer as provas do segundo dia do Enem 2014 em Curitiba | Hugo Harada / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Estudantes chegam para fazer as provas do segundo dia do Enem 2014 em Curitiba| Foto: Hugo Harada / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Diversidade de objetivos ameniza clima de competição no Enem

Candidatos contam suas histórias e os motivos que os levam a fazer a prova, em qualquer idade. Leia aqui.

1.º dia teve trânsito lento e retardatários

A primeira etapa do Enem, ontem, em Curitiba, teve congestionamento e alguns candidatos chegaram atrasados. O Colégio Estadual do Paraná abrigou os sabatistas da cidade, estudantes que guardam o sábado por motivo religioso, como os adventistas, e que só começariam a prova após às 19 h. Mesmo assim, eles precisavam chegar às 13 h. Após o fechamento dos portões, uma estudante que chegou atrasada chegou a pular o muro para tentar entrar no local de prova, mas foi impedida pelos seguranças que a acompanharam até os portões do colégio.

Ao todo foram desclassificados 65 candidatos por fazerem uso de seus celulares durante o primeiro dia. De acordo com o Ministério da Educação, todos os aparelhos devem ficar lacrados, em sacolinhas plásticas, na parte inferior das cadeiras durante todo o exame. Por isso, todos os candidatos vistos com o celular foram imediatamente desclassificados, independentemente do uso que fizeram do aparelho.

Candidata do Enem morre em Olinda após passar mal

Edivânia Florinda de Assis, de 32 anos, morreu no prédio onde faria a prova do Enem, na unidade 2 do Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico, no município metropolitano de Olinda, Pernambuco, no início da tarde de sábado (8). De acordo com o responsável pelo policiamento do Enem, major Raul Cavalcanti, a candidata provavelmente sofreu um enfarte fulminante.

Edivânia teria errado o prédio da prova e ao perceber o erro, correu para o local correto. Teria chegado em cima da hora e, assim que passou pelo portão, desmaiou. Ela teria retornado, mas logo depois teria novamente perdido os sentidos e não resistiu.

  • Estudantes aguardam o início da prova na sede da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp).
  • Como de costume, houve correria no fechamento dos portões.
  • No sábado, grupo de adventistas reza por candidatos que só fizeram a prova após o pôr do sol, por motivos religiosos.
  • Portões abertos para receber candidatos na PUCPR.
  • Professores do curso Dom Bosco reunidos para corrigir as provas do sábado, em parceria com a Gazeta do Povo.
  • Professores do Colégio Bom Jesus resolveram e comentaram em vídeo as provas de Ciências da Natureza.

Cerca de 8,7 milhões de estudantes inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participam neste domingo do segundo dia de provas, em todo o país. Só no Paraná o número de candidatos é de 406.542. Na etapa de hoje, os estudantes têm de produzir uma redação, responder às questões de Matemática e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, área do conhecimento que envolve disciplinas como Português, Inglês, Espanhol, Artes e Tecnologia da Informação.

O tema da redação é "Publicidade infantil em questão no Brasil". A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, através do Twitter.

A escolha pegou os candidatos de surpresa. Matheus Gomes Barigo comenta que seu professor de geografia errou: "Ele disse que o tema seria da novela da Globo". Ainda no 2º ano do Ensino Médio, o candidato comenta que o assunto não era desconhecido por ele, entretanto, não se escuta as pessoas conversando sobre isso com frequência. A estudante Valéria Mombach gostou. "O tema é bom poque é bastante amplo, então você pode ser a favor, contra ou neutro", o que facilita a argumentação, justifica a candidata. Ela já estuda jornalismo em uma faculdade particular, e fez o Enem para entar uma bolsa pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fies).

Ontem foi o dia de aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Cada uma das provas conta com 45 questões de múltipla escolha.

Neste domingo, por conta da redação, o tempo de prova dado aos estudantes é de cinco horas e trinta minutos, uma hora a mais do que o tempo do primeiro dia. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, horário do início da aplicação das provas.

Em parceria com colégios da cidade, a Gazeta do Povo faz a correção da prova e a publicação do gabarito extraoficial logo após a liberação do caderno de provas. Ontem, professores do Curso Dom Bosco e do Colégio Bom Jesus resolveram as questões e gravaram vídeos com comentários sobre o primeiro dia do Enem. Neste domingo, por volta das 19h, é a vez dos professores do Colégio Marista Santa Maria e do Colégio Sion fazerem seus considerações.

Temas abordados nas primeiras provas

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem, aplicada durante o primeiro dia, abordou temas atuais e de direitos humanos. A Comissão Nacional da Verdade, que apura violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988, foi tema de uma questão no exame.

Também apareceram perguntas sobre ditadura militar, fluxo migratório, patrimônio cultural, urbanização, clonagem humana e o sistema político brasileiro. Charges, mapas e obras de arte, frequentemente utilizadas nas provas do Enem, também ganharam espaço nesta edição.

A prova de Ciências da Natureza, que engloba Química, Física e Biologia, priorizou situações cotidianas. Outros temas na prova deste ano foram o movimento dos corpos, poluição térmica, tipos sanguíneos, parasitoides, comportamento dos gases, pêndulo de Newton, circuito de lâmpadas, genética, resíduos químicos e indução eletromagnética.

Veja imagens dos dois dias de exame

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]