• Carregando...
No segundo dia do Enem, 406,5 mil candidatos do Paraná vão prestar o exame | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
No segundo dia do Enem, 406,5 mil candidatos do Paraná vão prestar o exame| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo

1.º dia teve trânsito lento e retardatários

A primeira etapa do Enem, ontem, em Curitiba, teve congestionamento e alguns candidatos chegaram atrasados. O Colégio Estadual do Paraná abrigou os sabatistas da cidade, estudantes que guardam o sábado por motivo religioso, como os adventistas, e que só começariam a prova após às 19 h. Mesmo assim, eles precisavam chegar às 13 h. Após o fechamento dos portões, uma estudante que chegou atrasada chegou a pular o muro para tentar entrar no local de prova, mas foi impedida pelos seguranças que a acompanharam até os portões do colégio.

Ao todo foram desclassificados 65 candidatos por fazerem uso de seus celulares durante o primeiro dia. De acordo com o Ministério da Educação, todos os aparelhos devem ficar lacrados, em sacolinhas plásticas, na parte inferior das cadeiras durante todo o exame. Por isso, todos os candidatos vistos com o celular foram imediatamente desclassificados, independentemente do uso que fizeram do aparelho.

Ônibus

Para dar conta de demanda, a Urbs fará uma operação especial nas linhas de ônibus. Além de carros extra, linhas universitárias devem rodar durante o domingo. Veja as linhas clicando aqui.

Candidata do Enem morre em Olinda após passar mal

Edivânia Florinda de Assis, de 32 anos, morreu no prédio onde faria a prova do Enem, na unidade 2 do Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico, no município metropolitano de Olinda, Pernambuco, no início da tarde de sábado (8). De acordo com o responsável pelo policiamento do Enem, major Raul Cavalcanti, a candidata provavelmente sofreu um enfarte fulminante.

Edivânia teria errado o prédio da prova e ao perceber o erro, correu para o local correto. Teria chegado em cima da hora e, assim que passou pelo portão, desmaiou. Ela teria retornado, mas logo depois teria novamente perdido os sentidos e não resistiu.

Cerca de 8,7 milhões de estudantes inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participam neste domingo do segundo dia de provas, em todo o país. Só no Paraná o número de candidatos é de 406.542. Na etapa de hoje, os estudantes têm de produzir uma redação, responder às questões de Matemática e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, área do conhecimento que envolve disciplinas como Português, Inglês, Espanhol, Artes e Tecnologia da Informação.

Ontem foi o dia de aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Cada uma das provas conta com 45 questões de múltipla escolha.

Por conta da redação, o tempo de prova dado aos estudantes será de cinco horas e trinta minutos, uma hora a mais do que o tempo do primeiro dia. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, horário do início da aplicação das provas.

Em parceria com colégios da cidade, a Gazeta do Povo faz a correção da prova e a publicação do gabarito extraoficial logo após a liberação do caderno de provas. Ontem, professores do Curso Dom Bosco e do Colégio Bom Jesus resolveram as questões e gravaram vídeos com comentários sobre o primeiro dia do Enem. Neste domingo, por volta das 19 h, é a vez dos professores do Colégio Marista Santa Maria e do Colégio Sion fazerem seus considerações.

O leitor pode conferir os vídeos e as respostas dadas pelos professores no site www.gazetadopovo.com.br.

Temas abordados nas primeiras provas

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem, aplicada durante o primeiro dia, abordou temas atuais e de direitos humanos. A Comissão Nacional da Verdade, que apura violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988, foi tema de uma questão no exame.

Também apareceram perguntas sobre ditadura militar, fluxo migratório, patrimônio cultural, urbanização, clonagem humana e o sistema político brasileiro. Charges, mapas e obras de arte, frequentemente utilizadas nas provas do Enem, também ganharam espaço nesta edição.

A prova de Ciências da Natureza, que engloba Química, Física e Biologia, priorizou situações cotidianas. Outros temas na prova deste ano foram o movimento dos corpos, poluição térmica, tipos sanguíneos, parasitoides, comportamento dos gases, pêndulo de Newton, circuito de lâmpadas, genética, resíduos químicos e indução eletromagnética.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]