Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Entrevista com Bia Rosenberg, jornalista e escritora

A jornalista Bia Rosenberg esteve por mais de 20 anos à frente dos programas infantis da TV Cultura de São Paulo, sendo responsável por programas célebres como Vila Sésamo, Cocoricó e Glub Glub. Ela falou à Gazeta do Povo sobre seu recém-lançado livro A TV que seu filho vê, com perguntas e respostas para pais interessados em mudar o modo como seus filhos vêem televisão e fazer o melhor proveito da programação. O livro traz sugestões de exercícios que podem ser feitos pela família, além de estatísticas sobre o tema.

A violência dos programas de tevê tem poder para influenciar atitudes?

A criança não vai necessariamente se tornar violenta por estar vendo violência na TV, mas as pesquisas apontam três sintomas mais preocupantes do que a simples reprodução do ato. O primeiro é a dessensibilização, a criança deixa de se incomodar quando vê algo violento na vida real. O segundo é o medo da violência, como se algo fosse acontecer com ela ou alguém da família. O terceiro sintoma são realmente as brincadeiras mais violentas.

Existe uma discussão sobre a proibição de publicidade dirigida para crianças. Elas têm capacidade de discernir realidade e fantasia nas propagandas?

As crianças demoram para perceber que alguém está tentando vender algo para ela. Às vezes as mais velhas até percebem, mas a própria propaganda associa ao produto valores que não são imediatos, como popularidade, agindo em certos fatores que a sociedade de consumo em que vivemos valoriza. É necessário que a criança perceba isso.

E como formar esse senso crítico na criança?

É como aprender a ler, ela precisa ser ensinada e estimulada a fazer pelos pais e professores, e de forma crítica, interpretando aquilo que lê. Para isso é necessário que os pais repensem o modo como assistem televisão e procurem saber mais sobre o assunto. Não se pede a um pai semi-alfabetizado ou analfabeto ensinar uma criança a ler.

Serviço

A TV que seu filho vê, editora Panda Books, 184 páginas, R$ 29,90.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.