Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
polêmica

Escola municipal defende liberdade de Lula no Facebook

Funcionária da Escola Municipal de Educação Básica Estudante Ximena Coelho Pereira, na cidade de Cosmópolis (SP), compartilhou postagens em defesa do ex-presidente

 |

Uma escola municipal foi denunciada por divulgar propaganda político-partidária na página oficial no Facebook. A rede social da Escola Municipal de Educação Básica Estudante Ximena Coelho Pereira, na cidade de Cosmópolis (SP), divulgou conteúdos defendendo o ex-presidente Lula.

A denúncia foi feita pelo advogado Miguel Nagib, do Escola Sem Partido. Segundo ele, o uso da página para fins de propaganda político-partidária é um ato de improbidade administrativa. 

LEIA TAMBÉM: Golpe? É hora do “contragolpe” nas universidades brasileiras

“A máquina do Estado não pode ser usada para favorecer aliados políticos e atacar adversários”, diz Nagib em entrevista à Gazeta do Povo.

“A pessoa que está encarregada dessa página, talvez para puxar o saco de alguém de dentro da prefeitura ou bajular o prefeito, usa a página para atacar adversários do prefeito, como o governador de São Paulo, e defender o Lula Livre. E a máquina do Estado não pode ser usada para isso”, completa. 

ESP DENUNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO USO POLÍTICO-PARTIDÁRIO DE PÁGINA DE ESCOLA NO FACEBOOK.

Publicado por Escola Sem Partido em Quarta-feira, 20 de junho de 2018

Legalidade

Segundo Nagib, o uso do nome de uma escola municipal para fazer propaganda e manifestação político-partidária é ilegal e “o Ministério Público tem o dever legal de impedir que isso aconteça”. 

“O povo de Cosmópolis é que está pagando o salário dessa pessoa, que está usando o nome de uma escola pública para fazer propagando político-partidária. Está errado isso”, afirma.

Outro lado 

Em nota enviada à Gazeta do Povo, a Secretaria Municipal de Educação de Cosmópolis afirmou que a prática foi “uma situação isolada” que aconteceu por erro de uma funcionária da escola.

De acordo com a secretaria, as páginas das escolas municipais no Facebook têm o objetivo de divulgar informações institucionais das atividades desenvolvidas pela instituição, e a administração destas páginas fica a cargo das próprias escolas. 

“A Secretaria Municipal de Educação não compactua com este tipo de publicação e assim que foi alertada sobre o fato solicitou a retirada do conteúdo da página da escola. As medidas administrativas cabíveis já foram tomadas”, justifica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.