Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Volta às aulas

Escolas se adaptam às regras da reforma ortográfica

Alunos e professores aprendem novas regras na volta às aulas. Em concursos como vestibular, quem errar ainda não perde ponto

Estudantes que voltaram às aulas neste mês se depararam com as novas regras da ortografia. A reforma ortográfica tem um prazo de adaptação até 2012; nas provas e concursos como o vestibular, por exemplo, quem errar não perde ponto. Mas muitos professores já estão adaptando os alunos às mudanças.

A professora Ana Claudia começou o semestre com uma aula especial sobre as novas regras da ortografia. A professora lançou um desafio: escrever a palavra "autorretrato". Dos quatro grupos, só um acertou de primeira.

"Autorretrato" agora se escreve sem hífen e com duas letras "R". Fernanda, de 7 anos, já aprendeu: "Antigamente tinha hífen pra separar as palavras, mas agora vão tirar de algumas palavras", explica a aluna.

Theo, também de 7 anos, sabia na ponta da língua, as letras que voltaram ao alfabeto: W, K e Y.

O colega Cristóvão lembrou que alguns acentos também mudaram. "Em algumas palavras não existem mais acentos".

E o que aconteceu com o trema? Antonio responde: "Agora não tem mais trema".Na turma que se prepara para o vestibular, o mesmo assunto toma conta da sala de aula. Olhos e ouvidos curiosos estão atentos às explicações.

A reforma tem um prazo de adaptação. Até 2012, as duas grafias vão poder ser usadas; nas provas e concursos como o vestibular, por exemplo, quem errar não perde ponto.

A fase de adaptação é um tempo necessário para fixar as novas regras. "Eu vou precisar desse período de adaptação também, como professor, para me acostumar", diz o professor Marcos Tomaz.

Tantas mudanças provocam uma certa tensão entre os alunos, mas a vestibulanda Ana Carolina Pereira tem uma dica: "Só escrevendo. Acho que e a melhor maneira de fixar é escrever", ensina.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.