• Carregando...
A 3ª edição do Papo Universitário de 2014 reuniu jovens no Teatro Paiol e foi mediada pelo jornalista Luigi Poniwass. | Hugo Harada / Gazeta do Povo
A 3ª edição do Papo Universitário de 2014 reuniu jovens no Teatro Paiol e foi mediada pelo jornalista Luigi Poniwass.| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Apostar em algo diferente e melhor não é característica exclusiva de fundadores de startups, mas uma qualidade inerente a todo profissional que quer empreender para obter sucesso, afirmaram os debatedores da terceira edição do Papo Universitário de 2014, ocorrida na última quarta-feira, em Curitiba. A partir do tema "Os caminhos do mercado", os participantes compartilharam suas experiências como empreendedores bem sucedidos e responderam às questões dos universitários.

Em parte do evento, os debatedores arriscaram cenários para o mercado de trabalho dos próximos anos. Foi unânime a posição de que não há mais espaço para quem não "empreende a própria carreira", como citou a coach Susana Azevedo, da ns2a Desenvolvimento Humano. Luís Abdalla, diretor da Seja Trainee, disse que, se até pouco tempo as competências dos candidatos eram essenciais nos processos de seleção, a conexão entre os valores do profissional com os da empresa tem ganhado peso cada vez maior.

Ao falar sobre os passos para empreender, o fundador da TecVerde, Caio Bonatto, disse que criar o próprio negócio é "emocionante", um caminho cheio de altos e baixos e que parcerias fazem grande diferença, principalmente nos piores momentos. Segundo Bonatto, é normal que, no início, nem todos os sócios estejam disponíveis para trabalhar exclusivamente pela empresa, mas, mesmo divididos entre duas ocupações, é possível se dedicar o suficiente para fazer o empreendimento ir adiante.

Quando o papo voltou-se à carreira no serviço público, Bonatto admitiu que esse é um ambiente bastante desafiador para empreendedores, mas que é preciso ver as fraquezas do sistema como oportunidades de melhoria. Para Abdalla, a tendência é de que, com as novas gerações, o setor público evolua no quesito inovação.

Os convidados

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida e Cidadania | 2:29

Jovens interessados em saber sobre as boas oportunidades do mercado de trabalho participaram do debate no teatro Paiol. Entre os convidados, dois especialistas em coaching e trainee e um empresário que está inovando as técnicas de construção civil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]