• Carregando...

As consequências dos protestos de junho de 2013 estiveram no centro das discussões na edição do Papo Universitário, realizado nesta terça-feira (18/03), no Teatro Paiol. A partir do tema "Liberdade ou intolerância", os debatedores falaram da diversificação das mobilizações, a conduta do manifestante na internet e os atos de vandalismo, que afastam o manifestante legítimo das ruas.

Ao responder sobre os protestos contra a Copa, a jornalista e militante Anaterra Viana reconheceu que muitos entram na mobilização apenas para viver o momento, sem muita convicção do porque participar, mas o desejo de mudança tem de ser valorizado. "As manifestações de junho foram uma catarse, um grito, e agora temos que fazer com que as ações possam ir além de um grito, é preciso amadurecer a formação do manifestante". Para ela, uma oportunidade como a Copa do Mundo, com as atenções do mundo voltadas ao país, não pode ser desperdiçada. Sobre debates hostis na internet, o filósofo e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Jelson Oliveira disse que a sociedade passar por uma crise de convivência que se reflete nas redes sociais. "Há uma efervescência de posições antagônicas na internet, mas ninguém para mediar. Então, falo o que quero, consigo audiência, mas raramente dialogo de verdade com o outro", diz.

No terceiro bloco, o assunto girou em torno da violência nos protestos. "Se a democracia é um valor as ser preservado, a violência tem de ser coibida. Sabemos que ocorre, mas não pode ser justificada", afirmou o advogado e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo Xavier Leonardo.

O Papo Universitário foi transmitido ao vivo pela ÓTV e pelo site da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]